Trabalhos em saúde mental são premiados em congresso internacional

23/07/2010 10h00 - Atualizado em 06/05/2024 às 15h32
Pôsteres foram premiados em Congresso Internacional

Entre os dias 15 e 17 de julho, as estudantes do 9º período de enfermagem Cynthia Rocha, Ivea Viana, Lays Nogueira, Mariana Gomes, Layana Alves, Keysse Mesquita, Vanessa Pereira e Gabriela Araújo, sob orientação das professoras Yanna Lira, Cícera Albuquerque, Jorgina Sales e Mércia Brêda, apresentaram quatro trabalhos em Saúde Mental no I Congresso Internacional sobre a criança e o adolescente: Clínica, Pesquisa e Cultura, ocorrido em Porto Seguro- BA.

Os trabalhos foram premiados, na modalidade Pôster, em decorrência da relevância das temáticas abordadas, visando o aprimoramento da atenção em saúde mental infanto-juvenil, reforçando a importância de tecnologias inovadoras na formação profissional. “As experiências vivenciadas durante a disciplina foram uma oportunidade única de superação, conhecimento, aprendizado, troca de experiências, e principalmente crescimento pessoal e profissional”, disseram as estudantes.

A disciplina de Saúde Mental do curso de enfermagem desenvolve o estudo da proteção, promoção e melhoria das condições de vida da pessoa em sofrimento mental e com interferência nas funções pessoais, considerando os desafios para uma atenção psicossocial nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A disciplina possui carga horária prática de 90 horas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maceió, sendo um destes o CAPS Infanto-Juvenil (CAPSi) local das experiências vivenciadas pelas estudantes.

As atividades práticas supervisionadas possibilitaram a realização de grupos com crianças, adolescentes e suas famílias, utilizando métodos como oficinas terapêuticas e tendo como recursos teatrinho de fantoches, dinâmicas de grupo, jogos educativos, vídeos informativos, mensagens reflexivas, pintura, colagem e músicas interativas. Destas atividades resultaram os trabalhos apresentados no Congresso.