Pesquisador apresenta projeto para restaurar acervo sonoro e visual de Théo Brandão

- Atualizado em
Professor Wagner, ao lado da diretora do Museu

Jacqueline Batista – jornalista

Com o objetivo de restaurar, digitalizar e divulgar o acervo sonoro e visual deixado por Théo Brandão, o professor de Antropologia da Ufal, Wagner Chaves, submeteu um projeto ao Programa Petrobras Cultural. O programa de incentivo à cultura da Petrobras é destinado à escolha de projetos dentro de três linhas de atuação: formação, preservação e memória, e produção e difusão.

Os incentivos do programa de cultura incluem desde projetos de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais, destinados à recuperação e digitalização de acervos, à manutenção de grupos e companhias de artes cênicas, à produção de filmes, a eventos de artes eletrônicas, entre outros.

O projeto encaminhado à Petrobras é um desdobramento da pesquisa intitulada Fontes e referências da cultura popular em Alagoas: a documentação sonora e visual de Théo Brandão. A pesquisa, coordenada pelo professor Wagner, faz parte do PIBIC (Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica). O professor e sua equipe de pesquisadores, entre estudantes e profissionais, da área de Ciências Sociais, fizeram um levantamento de todo o acervo sonoro/visual existente no Museu Théo Brandão.

Um problema encontrado pelos pesquisadores foi a conservação do material, que se encontra bastante deteriorado. “Quero ouvir e não posso porque está sem condições. É um acervo rico e representativo, mas que está precisando ser restaurado. Essa dupla constatação da riqueza do material e de sua fragilidade é o que me fez pensar em um projeto para a Petrobras. Para pesquisar, o primeiro passo é restaurar e digitalizar”, disse o professor.

O acervo sonoro/visual de Théo Brandão compreende quatrocentos e quatorze documentos sonoros divididos em três grupos: o primeiro é de discos de acetato, o popular vinil, produzidos na década de 1940. O segundo grupo é composto por fitas de rolo e o terceiro, por fitas cassetes.

Se o projeto de restauração do material for contemplado pelo Programa da Petrobras, cada documento sonoro será reproduzido em CD, que ficará disponibilizado para pesquisas, ficando os originais armazenados em locais adequados. O projeto também pretende editar um CD com uma coletânea das gravações feitas por Théo Brandão e distribuí-lo em bibliotecas públicas alagoanas, secretárias de Estado de Cultura de todo o Brasil e bibliotecas universitárias do país.

Além disso, o projeto pretende construir um site bilingue para que parte desse material fonográfico, textual e fotográfico esteja disponível para todo o mundo. “A ideia é que esse patrimônio cultural chegue às pessoas. Através desse projeto, o material pode se tornar acessível. O Museu Théo Brandão tem a exata noção da importância desse tipo de trabalho, e está dando um apoio incondicional, através da direção”, disse o pesquisador.

O resultado da Petrobrás está previsto para dezembro, e o projeto, se aprovado, será realizado a partir de abril do próximo ano.

Museu Théo Brandão. Avenida da Paz, 1490, Centro. Mais informações: 3221-2977 e 3221-2651.