Estudantes de Engenharia Química do Norte e Nordeste se reúnem em Maceió

- Atualizado em

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A partir desse domingo até o sábado 24 de julho, a Universidade Federal de Alagoas sedia o XV Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Norte/ Nordeste (COREEQ). Com o tema Energia, Inovação e Tecnologia, o evento promovido pela Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química (FENEEQ) e organizado por alunos do curso de Engenharia Química possibilita o intercâmbio entre alunos da Ufal e de diversas universidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

Os debates vão girar em torno de energias alternativas, do papel do engenheiro químico como incentivador da inovação e das tecnologias e suas implicações no meio ambiente, além das perspectivas de mercado. Para tanto, professores, pesquisadores e profissionais atuantes na área participam como palestrantes, debatedores, orientadores e avaliadores.

Na segunda-feira, 19, os participantes fazem visitas aos pontos turísticos de Maceió. Já a abertura acontece na terça-feira, 20, a partir das 8h, no auditório da Faculdade de Medicina (Famed). No local a comissão organizadora e membros da diretoria do FENEEQ realizam a cerimônia, seguida da conferência de abertura, que aborda o tema central do congresso. Do domingo, 18, a sexta-feira, 23, haverá eventos culturais sempre a partir das 20h.

Na terça-feira, a partir das 14h, ocorrem mini-cursos simultâneos nas salas do Centro de Tecnologia (Ctec). Alguns dos temas: bicombustíveis, controle e gestão da qualidade do ar, química forense e os desafios tecnológicos do pré-sal no século XVI.

Na quarta-feira, 21, das 8h às 12h, será realizado um Workshop no auditório da Famed. Neste momento serão expostos produtos, material promocional, linhas de pesquisa, além da realização de cadastros e recrutamento para possíveis estágios. Novamente nas salas do Ctec, a partir das 14h, são realizados mini-cursos.

Já na quinta-feira, 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os participantes do COREEQ realizam visitas técnicas em empresas como Braskem, Coca-cola e Petrobras, além da Usina Cachoeira. As visitas permitem uma maior proximidade com o cotidiano do futuro ambiente de trabalho dos engenheiros.

Na sexta-feira, 23, os estudantes expõem suas produções acadêmicas, através da exposição de trabalhos de iniciação científica originários de diversas regiões do país, das 8h às 12h, no hall da Biblioteca Central. Os melhores trabalhos serão premiados.

Seguindo a programação do dia, acontece uma mesa-redonda no auditório da Famed, das 14h às 16h, visando estimular a participação dos alunos em debates sobre temas relacionados à Engenharia Química e uma plenária regional dos estudantes de Engenharia Química, das 16h às 18h, no mesmo local, momento em que serão discutidos os projetos, realizada avaliação do evento e eleição da sede do próximo congresso.

O dia 18 e o dia 24, respectivamente primeiro e último dias do COREEQ, são reservados para a chegada e a despedida dos alunos participantes. Mais informações através do site