Consuni aprova concessão de título para Ariano Suassuna

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, na sessão extraordinária do dia 15 de julho, a concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta e defensor da cultura popular nordestina, Ariano Vilar Suassuna. O título teve como proponente o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, representado pela diretora Leda Almeida, em sessão presidida pelo vice-reitor Eurico Lôbo.

- Atualizado em
Leda Almeida, diretora do Museu, ao lado do vice-reitor, para defender concessão do título

Diana Monteiro - jornalista

Ao defender a concessão do título, Leda Almeida sustentou que existe uma íntima relação entre toda produção artística de Ariano Suassuna e a tipologia do Museu. “Concedendo esse título a Ariano, a Universidade Federal de Alagoas estará confirmando seu reconhecimento à importância da cultura popular, uma vez que ele sempre foi o mais contundente arauto e porta-voz do sertão nordestino e das manifestações culturais do nosso povo”, disse Leda.

Ariano Suassuna nasceu na cidade da Paraíba (hoje João Pessoa) e, em 1942, mudou-se para a cidade do Recife, onde passou a residir definitivamente. É formado em Direito e Filosofia, na capital pernambucana. De formação calvinista, e posteriormente agnóstico, converteu-se ao catolicismo, o que viria a marcar definitivamente sua obra.  Ariano estreou seus dons literários  em 1945, quando seu poema “Noturno” foi publicado em destaque no Jornal do Comércio do Recife.

Ariano destacou-se na literatura e na dramaturgia pelas obras:  “O auto da Compadecida”, “A Pedra do Reino” e “O Santo e a Porca”. Sua obra teve destaque e inserção nacional inclusive na produção cinematografia com amplo reconhecimento do público e da crítica especializada. Desde 1990 ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1933 foi eleito para a cadeira 18 da Academia Pernambucana de Letras e em 2000 assumiu a cadeira 35 na Academia Paraibana de Letras.

Ariano Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões. Obras de Ariano já foram traduzidas para inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês.

Agradecendo ao Conselho Universitário, Leda Almeida disse haver o interesse da entrega do título a Ariano Suassuna em agosto próximo quando o Museu Théo Brandão realiza programação específica voltada às comemorações pela passagem ao Dia do Folclore (22 de agosto), com promoção de atividades durante todo mês.