Comunicação e novas tecnologias foram debatidas em reunião da Ascom

A equipe da Assessoria de Comunicação da Ufal, que atualmente é composta por 19 pessoas, entre profissionais e bolsistas, deu uma parada nas rotinas, nesta quarta-feira, 21, para realizar um dia de treinamento, no Hotel Ponta Verde. A atividade foi orientada pela coordenadora da Ascom, Márcia Rejane Alencar, e pelas relações públicas, Luciana Silva e Raniella Barbosa.

- Atualizado em
Márcia Alencar apresenta o trabalho da Ascom-Ufal

Lenilda Luna - jornalista

Na parte da manhã, foram realizadas dinâmicas para integração da equipe, que no dia a dia se divide em dois turnos, e para detectar falhas na comunicação entre os núcleos de trabalho. Também foi feita uma avaliação, em grupos, de todas as atividades realizadas pela assessoria, classificando as que estão mais organizadas, as que ainda precisam melhorar, e as que ainda estão se estruturando e vão precisar de mais atenção.

Márcia Alencar apresentou os três núcleos em funcionamento hoje na Ascom: Design, Relações Públicas e Imprensa. A coordenadora destacou ainda o desafio de acompanhar o crescimento da instituição, hoje com três campi e polos em todas as regiões do Estado. “Nossa equipe cresceu e está se qualificando, no entanto, a demanda mais que dobrou nesses últimos quatro anos. Nunca tivemos antes um crescimento tão vertiginoso assim  e vamos ter que acompanhar”, ressaltou a coordenadora.

Outro aspecto importante colocado na avaliação é a participação ativa dos 11 bolsistas, que trazem grande qualidade ao trabalho da assessoria, colaborando com criatividade e talento. Os profissionais também foram destacados, alguns pela experiência adquirida em anos de atuação na universidade, outros que chegaram recentemente, por meio dos concursos públicos que renovaram o quadro da instituição.

Integração entre os setores

Durante a tarde, a atividade de treinamento e reflexão foi ampliada com a participação de vários colaboradores. Comunicadores de outros setores da universidade vieram se integrar ao trabalho da Assessoria. Participaram representantes da Pró-reitoria de Extensão, professores e servidores técnicos dos Campi Arapiraca e do Sertão, além dos assessores de comunicação do Museu Théo Brandão, Hospital Universitário  e LCCV.

O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, destacou a importância dessa avaliação conjunta. “A Assessoria de Comunicação é uma grande parceria da extensão. Não podemos atingir à comunidade universitária e a sociedade em geral sem contar com o trabalho de divulgação. Esse é um importante momento de construção coletiva para melhorar a qualidade do trabalho”, disse Eduardo.

O período da tarde também contou com uma palestra bastante dinâmica proferida pela professora Renata Baldanza, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac/Ufal), sobre Comunicação Organizacional. A pesquisadora apresentou um panorama das novas possibilidades tecnológicas da comunicação e ressaltou o enfoque humano, que é o espírito da comunicação através dos tempos, mesmo depois das mudanças rápidas que estamos vivendo, quando surgem cada vez mais recursos. “O importante é a necessidade e a possibilidade que o ser humano tem de se comunicar”, disse Baldanza.

A professora apresentou exemplos de recursos tecnológicos que estão chegando ao Brasil e que vão alterar nossas formas de comunicação com o público, como a realidade aumentada e os eventos tipo flash mob. Por outro lado, ela ressaltou que, se não forem preparadas, as pessoas não assimilam bem as mudanças. “Quando o público é pego de surpresa numa mudança muito grande, em geral se torna resistente a ela”, disse Renata.

Finalizando o treinamento, a equipe da Ascom ressaltou a importância de realizar anualmente essa atividade, como momento de reflexão, para que todos tenham uma visão geral do trabalho realizado, possibilitando assim, um compromisso maior com as tarefas específicas.

Agentes de Comunicação

Nesta quinta-feira, 22, pela manhã, a atividade continuou com uma visita de alguns professores e técnicos dos campi do Sertão e Arapiraca à Assessoria de Comunicação. Eles vieram conhecer o trabalho da equipe e discutir o projeto “Agentes da Comunicação”.

A proposta é estreitar mais o relacionamento da Ascom com os campi do interior. No campus do ertão, por exemplo, alguns dos professores recém aprovados em concurso são da área de comunicação, o que possibilita o funcionamento de uma espécie de sucursal da assessoria.

“A idéia é que a troca de informações seja estimulada para que o trabalho realizado nos campi do interior sejam divulgados no site da Ufal e na imprensa local e regional, já que temos muitos pesquisadores produzindo pesquisa de qualidade”, ressalta Márcia Alencar.

Os resultados do treinamento vão ser apresentados em relatório, para orientar o trabalho da Ascom nos próximos meses. A atividade, que foi realizada pela primeira vez no ano passado, conta com o apoio da Reitoria e já está integrada ao caledário anual de atividades. "Temos uma gestão que sabe o quanto é importante planejar, para agir com eficiência", finaliza a coordenadora da Ascom.