Alunos e docente da Ufal embarcam nesta quarta-feira para China

- Atualizado em
Reitora Ana Dayse, alunos e professor selecionados para o Top China e equipe da Assessoria Internacional | nothing

Os alunos Alanna da Silva, de Direito; Lucas Gustavo Xavier, de Engenharia Química; Pedro Duarte Pinto, de Direito; e Selene Morales, de Arquitetura e Urbanismo; e o professor de Geografia Lindemberg de Araújo foram os contemplados para participar da 2ª edição do Programa Top China Santander Universidades – iniciativa do Santander Universidades para reforçar o relacionamento entre as instituições brasileiras e chinesas e incentivar o intercâmbio de conhecimento.

Durante três semanas, cerca de 80 alunos e 20 professores de todo o Brasil participarão de um curso sobre meio-ambiente e urbanismo com foco no desenvolvimento sustentável, inspirado no lema da Expo 2010 Shanghai: “Better City, better life” (Cidade melhor, vida melhor), na Universidade de Pequim e Shanghai e Jiao Tong. O Santander Universidades mobiliza toda a cadeia de valor da educação, alunos, jovens profissionais, professores e instituições de ensino superior. Desde sua criação, foram investidos mais de R$ 1,8 bilhão e concedidas 70 mil bolsas em 20 países. Para os próximos cinco anos, estão previstos 600 milhões de euros para projetos universitários e convênios com instituições de ensino.

Despedida da Ufal

Na última quinta-feira, 1º de julho, a reitora Ana Dayse Dorea recebeu em seu gabinete os selecionados para o Programa Top China 2010. A reitora os parabenizou pela competência de terem sido aprovados em uma seleção tão rígida e deu alguns conselhos. “Vocês estão de parabéns, terão uma rica oportunidade que muitos anseiam ter e não conseguem. A China é indescritível, por mais que se fale, só vendo para crer. É uma cultura totalmente diferente da nossa, eles são muito disciplinados, então tenham cuidado com os horários e sigam toda a programação porque vocês estão representando não só a Ufal, mas o Estado de Alagoas”, disse Ana Dayse, ressaltando que em 2009 a Ufal foi a única federal do Brasil a participar do Programa Top China.

A seleção de um docente este ano para o Programa também foi muito bem vista pela reitora: “Vai ser muito bom vocês estarem com um professor da Ufal por perto porque vai dar segurança e será mais fácil estabelecer contatos para futuras pesquisas conjuntas e intercâmbios. Aproveitem esse tempo lá para criar oportunidades, mostrem que a competência de vocês vai muito além do currículo acadêmico.”

O grupo representante da Ufal ficará alojado e participará de minicursos na Universidade de Pequim, mas também conhecerão a Universidade de Xangai Jiaotong. O professor Lindemberg Medeiros ministrará um minicurso sobre Turismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Minha ideia é inserir os alunos nesta apresentação para que eles também tenham a oportunidade de mostrar o que têm feito nessa área e ter a devida visibilidade”, explica.

Mas a comitiva brasileira também terá momentos culturais, nos quais desfrutarão da culinária, cultura e pontos turísticos da China. Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante.