Webmail institucional ganha nova interface

- Atualizado em
Higor Daniel, gerente de Redes do NTI

Jhonathan Pino - jornalista

Já está em funcionamento o novo webmail institucional da Universidade Federal de Alagoas, já apresentado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para a equipe de gestão e diretores de unidades acadêmicas. Com um espaço 50 vezes maior que o anterior e o aumento gradativo da capacidade de memória para armazenamento de conteúdo, a nova ferramenta teve seu lançamento antecipado devido a problemas técnicos.

Quem já era usuário do webmail e tentou usá-lo por estes dias, ficou impossibilitado: “o hardware responsável pela manutenção da ferramenta foi danificado por curto-circuito no sistema elétrico. Apesar do conteúdo ficar intacto, as antigas caixas postais ficaram indisponíveis para o uso”, explicou Higor Daniel, gerente de Redes do NTI.

Para ter acesso à nova ferramenta, os usuários devem acessar o webmail na barra esquerda do Portal da Ufal, onde podem fazer a reativação do correio-eletrônico. Para isso basta apenas disponibilizar o e-mail antigo e a senha. O endereço do e-mail continua o mesmo, mas terá novo layout e ferramentas que facilitam o trabalho colaborativo das unidades acadêmicas. As antigas correspondências eletrônicas também continuam disponíveis na nova interface.

Na nova interface, já estão disponíveis mensagens instantâneas, lista de amigos, agenda, tarefas, documentos, porta-arquivo, chat e outras ferramentas que deixam o webmail com características semelhantes à interface de correios eletrônicos comerciais. A capacidade de armazenamento da caixa-postal só atingirá a plenitude de 1 Gigabyte na segunda quinzena de maio, garante Higor Daniel.

Acesso de novos usuários

No caso dos novos usuários, estes só terão acesso ao e-mail institucional na segunda quinzena de maio. Por enquanto apenas docentes, técnicos, alunos de pesquisa e de pós-graduação podem ter acesso. “O webmail, identificado com o nome da Ufal, oferece maior credibilidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido pela comunidade acadêmico”, ressaltou o gerente de redes do NTI.

Higor Daniel ressalta que o NTI está à disposição para mais esclarecimentos e ajuda no que for necessário para garantir aos usuários o bom uso da nova ferramenta. O Núcleo fica localizado no segundo piso da Reitoria e atende ao público pelo telefone 3214-1015.