Universitários católicos refletem sobre a superação da violência

- Atualizado em

Nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, a Arquidiocese de Maceió sediará o V Encontro Estadual Universidades Renovadas (EEUR), com o tema “Confiantes em Tua Palavra, lançaremos as redes” (Lc 5.4) e o lema Universitários e Profissionais: “Construindo a Civilização do Amor”.

Promovido pelo Ministério Universidades Renovadas, da Renovação Carismática Católica, o evento será realizado na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) e tem como público-alvo pré-universitários, universitários e profissionais. A programação abrangerá mesas temáticas, workshops, missas, orações, adoração e noite cultural.

O V EEUR contará com as presenças do Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antonio Muniz; do Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda; da reitora da Ufal, Ana Dayse Rezende Dorea; da reitora da Uneal, Laudirege Fernandes; do prof. João Rodrigues Sampaio Filho, Diretor Geral do Cesmac; e da profª Ana Paula Nunes, diretora geral da Facima.

Compondo as mesas temáticas estarão a profª Ruth Vasconcelos, da Ufal, que conduzirá uma discussão sobre a “Violência e criminalidade em Alagoas”; o Pe. Tiago Henrique Soares, reitor do Seminário Diocesano de Palmeira dos Índios, que abordará sobre a “Campanha da Fraternidade 2010”; o prof. Gerson Odilon (Ufal e IML), que apresentará sobre “Violência contra a criança e contra a mulher”; e a profª Mey-Ling Nunes Ferreira Lobo, diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Penedo, que discorrerá sobre “Método Billings”.

Além desses, estarão presentes o Secretário da Secretaria da Paz (Sepaz/AL), Jardel Aderico da Silva; Maristela Pozitano, do Eixo de Educação para a Paz; profª Géssika Cecília, coordenadora estadual do Ministério Universidades Renovadas (MUR) de Pernambuco; Bárbara dos Santos de Azevedo, coordenadora estadual MUR de Sergipe; dentre outros.

Além de ser um encontro religioso, o EEUR é um evento que abre espaço para discussão científica. Nele será realizada a IV Mostra Científica MUR/AL, em que serão apresentados trabalhos produzidos pelos estudantes de graduação de diferentes instituições de ensino superior. Além disso, aos participantes do encontro é assegurado um certificado de 20h expedido pela Ufal.

Este ano, o EEUR acontecerá de forma especial, pois, em 2010, o Ministério Universidades Renovadas completa 15 anos de atividades no estado de Alagoas. Para tanto, no V EEUR será realizada a Festa Memorial de 15 Anos MUR/AL. “Estamos em um tempo profético de muitas bênçãos e graças para todo nosso ministério”, diz Witamar Agostinho, coordenador estadual do MUR/AL.

As inscrições para o encontro podem ser feita através do site. Mais informações através dos telefones (82) 3336-5454 e 8838-4468.