Ufal participa dos debates da Conferência de Ciência e Tecnologia

Cientistas de todo o Nordeste estarão reunidos nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de abril, no Centro de Convenções de Maceió, para a Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Informação. Serão 500 participantes, entre estudiosos, empresários e representantes das diversas esferas da sociedade civil reunidos com o objetivo de fazer um documento referência para ser apresentado na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília nos dias 25 e 26 de maio.

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

“Com o tema ‘Política de Estado de C,T&I para o Desenvolvimento Sustentável’ a Conferência pretende discutir o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na produção de uma sustentabilidade econômica, social e ambiental”, explica Josealdo Tonholo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas.

No primeiro dia do evento, as secretarias de Tecnologia de cada Estado da região Nordeste apresentarão o resultado das conferências estaduais. Logo depois os participantes se dividem em grupos temáticos de discussão, onde serão abordados temas como a consolidação da Lei de Inovação e o papel das instituições governamentais no desenvolvimento de ciência e tecnologias.

Além do professor Josealdo Tonholo, que mediará a sessão Consolidação da Lei de Inovação, a Universidade Federal de Alagoas estará participando da conferência com representantes de diversas unidades acadêmicas. Os professores Antônio Euzébio de Goulart e Marília Oliveira Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB); Aline Barboza, do Centro de Tecnologia (Ctec); Marcelo Lyra, do Instituto de Física (IF); as professoras Cecília Lustosa e Luciana Santarita, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) participam das discussões de eixos temáticos, em sessões paralelas.

A conferência também contará com apresentações de trabalho orais, coordenado pelo professor Ciro Bezerra, do Centro de Educação (Cedu). Entre as apresentações, o professor Luis Carlos Molion, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), vai proferir palestra sobre Sustentabilidade Social e Ambiental, assunto em que o professor é referência nacional.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Maceió, a partir das 8h desta quinta-feira, 15. “A conferência é aberta ao público para que a sociedade participe dessa discussão e esteja a par dos problemas enfrentados pela sociedade na busca de um desenvolvimento sustentável”, destacou Tonholo.

Veja a nova programação em anexo.