Restaurante e Residência Universitária novos entram em funcionamento a partir de 2011

- Atualizado em
Planta baixa do novo restaurante

Lenilda Luna - jornalista

O pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, comemora os investimentos do Governo Federal para a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade social na universidade. O aporte de recursos do plano Nacional de Assistência Estudantil está permitindo a ampliação do atendimento. “Hoje, nosso orçamento anual é de 6 milhões e 300 mil reais, e tende a aumentar. Só para ter uma idéia, há dois anos oferecíamos 278 bolsas de permanência, atualmente são mil estudantes que recebem esse auxílio”, disse o pró-reitor.

Mas não é só isso. A Ufal pretende ampliar bastante a oferta de vagas para Residência Estudantil e Restaurante Universitário. “Só mesmo o estudante de baixa renda, que depende dessa infraestrutura, pode testemunhar o quanto essa ajuda é fundamental para que ele se mantenha na universidade”, relata Pedro Nelson. “Estamos nos reunindo esta semana com os prefeitos das cidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Arapiraca. Vamos propor a eles que a prefeitura doe imóveis nesses municípios, para que a Ufal reforme e mantenha residências universitárias”, informa o pró-reitor Estudantil.

A equipe da Pró-reitoria também está com agenda marcada para o Sertão. Os estudantes do novo Campus que não tiverem residência em Delmiro Gouveia e estiverem com dificuldades para se manter na cidade-sede serão cadastrados. Eles vão passar a receber, a partir do próximo semestre deste ano, auxílio alimentação e residência. “Com esta contribuição financeira, os alunos vão poder alugar casas e formar repúblicas em Delmiro, ou podem usar o dinheiro para ir e voltar todos os dias para os municípios de origem, como for mais conveniente para eles”, informou Pedro Nelson.

Alimentação para o interior e novo restaurante em 2011

Atualmente, o Restaurante Universitário do Campus Maceió oferece mil refeições diárias no almoço, apenas para estudantes cadastrados, ao custo de um real, valor que não é reajustado há quatro anos. Mas a Ufal vai dobrar essa oferta. Até o final do mês será publicado o edital de licitação para a construção do novo prédio do Restaurante Universitário, que terá a capacidade para duas mil refeições diárias no almoço. O novo RU começa a ser construído no próximo semestre e deve ser concluído em 2011.

O atual restaurante não será desativado quando o novo for inaugurado. A pretensão é reformar e readaptar o serviço. “Podemos até avaliar as condições para oferecer as refeições subsidiadas também para os técnicos e docentes da universidade”, avaliou Pedro Nelson.

Nas unidades do interior que não contam com restaurantes, a Ufal terceiriza o serviço. Firmas contratadas e orientadas pelo serviço nutricional da universidade fornecem refeições prontas. São 200 “quentinhas” para Arapiraca e 99 para o Centro de Ciências Agrárias. Em 2011, a Ufal pretende investir na construção de um Restaurante Universitário em Arapiraca.

Residência

A nova Residência Universitária, que está em construção no Campus Maceió, logo depois do prédio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), vai ser entregue em três etapas. A primeira parte deve ser concluída até o final do ano, com cinco casas e área de convivência, ampliando mais 60 vagas de moradia. Atualmente, são oferecidas 100 vagas na Residência que fica no centro da cidade. O investimento é de 1 milhão e 450 mil reais, recursos do Plano Nacional de Assistência Social.

Uma nova licitação já está prevista para maio, com recursos disponíveis na Caixa Econômica Federal, para a construção da segunda etapa. Ao todo, serão 12 casas, numa área planejada para dar conforto aos residentes, aumentando para 460, as vagas oferecidas.