Reitora Ana Dayse Dorea participa de audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado

- Atualizado em
Reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado

Ascom Ufal com Agência Senado

A reitora da Universidade Federal de Alagoas e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Dayse Rezende Dorea, participou em Brasília, na última terça-feira, 27, de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), no Senado Federal.

A audiência discutiu os desafios, necessidades e perspectivas de recursos humanos na formação e capacitação para a exploração e comercialização de gás e da área de petroquímica. A audiência fez parte do Painel 8 da Agenda Desafio 2009-2015, criada pela comissão, presidida pelo senador Fernando Collor, para debater amplamente o desenvolvimento econômico brasileiro.

“A iniciativa de se discutir esta temática no Senado é essencial. Além de ser importantíssimo ressaltar o papel das universidades federais neste debate, já que parcela considerável da pesquisa nacional está concentrada nas instituições federais de ensino superior. Por isso, os debates neste campo podem em muito ser enriquecidos com o aporte de conhecimento destes centros de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Ana Dayse.

Para esta audiência, foram convidados o presidente da Braskem, Bernardo Gradin; o coordenador-executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), José Renato Ferreira de Almeida; o vice-presidente da High Resolution Technology (HRT), John Milne Albuquerque Forman; e o presidente da Comissão de Energia da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Armando Guedes Coelho.

O coordenador do Projeto do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) Ufal/Petrobras, professor Eduardo Setton, também foi convidado. Na audiência, o professor Eduardo Setton apresentou o andamento do projeto que resultou de parceria com a Petrobras na busca de solução para o pré-sal. Como fruto do projeto, foi inaugurado, em 2009, o LCCV, integrante da Rede Galileu.

“Exemplos como o do LCCV mostram que estamos, enquanto sistema federal de ensino superior, aptos ao desafio de desenvolver o Brasil por meio da pesquisa de ponta no campo da energia. Ao colaborar com as tecnologias do Pré-Sal, o LCCV aponta caminhos de produção do conhecimento que são estratégicos para nosso futuro enquanto Nação”, salientou a reitora.

O Laboratório de Computação Científica e Visualização da Ufal é vinculado ao Centro de Tecnologia (Ctec), voltado à busca de soluções de problemas de Engenharia utilizando recursos da Mecânica Computacional nas áreas de Modelagem Computacional, Desenvolvimento e Aplicações de Simuladores Numéricos, Computação de Alto Desempenho, Visualização e Computação Científica.

Mais informações através do site.