Projetos da Engenharia buscam atrair alunos do ensino médio para a área de tecnologia

- Atualizado em
Oficina em Engenharia de Estruturas

Julianne Leão – estagiária de Jornalismo

O Centro de Tecnologia (Ctec) realiza cursos de graduação, pós-graduação e atividades com alunos do ensino médio com o objetivo de envolvê-los cada vez mais nos cursos de Engenharia e fomentar a formação de novos engenheiros no Brasil. O Centro conta atualmente com três projetos relacionados à Engenharia no Ensino Médio e todos eles recebem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para construção de instalações, compra de equipamentos e realização de oficinas de ciências.

“Os projetos têm o objetivo de divulgar a área de Engenharia junto aos alunos secundaristas, buscando despertar vocações e atrair bons alunos para o curso”, destaca o professor Luciano Barbosa, coordenador do curso de Engenharia Civil.

Os três projetos promovidos são o Conhecer e Experimentar a Engenharia (Ceeng), e o Forpetro, coordenados pelo professor Luciano Barbosa, do curso de Engenharia Civil; e o Centropet, coordenado pelo professor João Inácio, do curso de Engenharia Química.

Por meio do projeto Ceeng, o aluno de ensino médio é trazido à Universidade para desenvolver atividades práticas, com o manuseio de kits didáticos e científicos, além de participação em palestras. Recentemente, vinculado a esse projeto, foi inaugurado um laboratório para realizar oficinas de ciências com os alunos.

Através do Forpetro, são abordados assuntos como o setor de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímica. “Nesse projeto vamos capacitar os alunos por meio de palestras, visitas técnicas e experiências em laboratório, relacionando os conceitos do ensino médio com os das engenharia”, completa o professor. Um dos destaques do projeto Forpetro é que os alunos se transformarão em multiplicadores do conhecimento, a partir do momento em que serão os responsáveis por selecionar em suas escolas, dez novos alunos para levar informações e distribuir materiais.

Já no Centropet a ideia é estimular os estudantes principalmente à Engenharia Química. O projeto pretende levar para as escolas não apenas aulas, mas montar unidades experimentais, a fim de que o aprendizado do aluno secundarista aconteça de forma mais prática. “O que notamos nas escolas é que faltam laboratórios e, levando o conhecimento na prática para esses alunos, estaremos deixando-os mais próximos da Engenharia e, certamente, os motivaremos”, enfatiza o professor João Inácio.

As escolas que participam atualmente no projeto são: Benedito de Castro, situada no bairro do Clima Bom; Aureliana Palmeira, situada no Vergel do Lago; e Théo Brandão, que fica no Poço. “Muitas escolas públicas possuem laboratórios e equipamentos eficazes. Mas o que falta na maioria das vezes é a atuação de profissionais preparados para guiar os alunos na aula prática. O nosso objetivo é fazer com que esses laboratórios sejam efetivados, com a nossa ajuda”, enfatiza Inácio.

Financiado pela Finep, os projetos são um desafio para professores e alunos do curso de Engenharia, já que lidam com pessoas carentes que, na maioria das vezes, não possuem perspectivas para o futuro. “Pretendemos mostrar o futuro enorme que esses alunos têm, mesmo que estejam em uma situação de vulnerabilidade econômica”, explica o professor Soletti.

Além dos projetos, o Centro de Tecnologia conta ainda com o Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado (Paespe), um programa de revisão de assuntos do ensino médio, ministrado por alunos e professores. De acordo com o professor Luciano Barbosa, o Paespe teve um resultado significativo em 2009: de 39 alunos inscritos, 21 conseguiram ingressar no vestibular da Ufal. O projeto, coordenado pelo professor Roberaldo Souza, funciona há mais de 15 anos.