Projeto Rondon incentiva participação de universitários em regiões carentes

- Atualizado em
Cada município receberá duas equipes

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

Para quem ainda não sabe o que fazer nas férias de julho deste ano, estão abertas até o dia 23 de abril as inscrições para Projeto Rondon, intitulado “Uma Lição de Vida e de Cidadania”. O projeto, a se realizar nos Estados do Maranhão, Pernambuco e Rondônia, proporciona aos estudantes de nível superior a oportunidade de conhecer melhor a realidade brasileira, aprimorar sua formação acadêmica e contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.

Para participar do Projeto Rondon o interessado deve formar uma equipe com oito estudantes, a partir do quinto período do curso, além de dois professores que terão a função de coordenar as atividades do grupo. A equipe deve elaborar propostas de trabalho contendo introdução, justificativa, objetivos gerais e específicos, metodologia e materiais utilizados, público-alvo, etapas e cronograma de atividade.

As propostas devem ser elaboradas de acordo com as áreas contidas no conjunto de atividades A ou B. Integram o conjunto A os seguintes temas: cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Ao conjunto B são destinados temas nas áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. As propostas serão submetidas a análise pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR).

As equipes serão designadas por município após a seleção. Cada município receberá duas equipes e caberá a cada uma, desenvolver um conjunto de ações diferentes. Conforme a programação, de 9 a 25 de julho, será realizada a operação “Rei do Baião” em 22 municípios do extremo oeste de Pernambuco. De 10 a 26 de julho as ações do projeto contemplarão a operação “Catirina”, em 22 municípios do centro-norte do Maranhão. A operação “Mamoré”, em 16 municípios de Rondônia, ocorrerá de 16 de julho a 1º de agosto.

Presença da Ufal

Em janeiro deste ano, o Projeto Rondon desenvolveu ações em 20 municípios do Estado de Alagoas e contou com a participação de 320 universitários de todo o país. A Universidade Federal de Alagoas foi representada por duas equipes na operação centro-nordeste. A equipe do conjunto A, coordenada pela professora Márcia Notomi, do curso de Medicina Veterinária do Polo Viçosa, promoveu ações no município de Ouro Branco. A equipe do conjunto B, sob a coordenação do professor Rafael Arruda, do curso de Turismo do Polo Penedo, executou ações no município de Senador Rui Palmeira.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Busca ainda, aproximar os estudantes da realidade do país, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas. Mais informações no site do Ministério da Defesa.