Pró-reitor de Gestão Institucional coordena Fórum Nacional

- Atualizado em
Pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato

Diana Monteiro – jornalista

O Pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, esteve em Brasília participando da reunião do pleno da Andifes, que teve como foco de discussão a nova matriz de distribuição orçamentária para as instituições federais de ensino superior. Barbirato é o coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), que representa 59 instituições de ensino superior do país.

Eleito em novembro de 2009 para a coordenação nacional, Barbirato tem uma trajetória de trabalho consolidada no Forplad. Em 2008 ocupou a vice-coordenação e nesses 7 anos que a Ufal integra o fórum também representou o Nordeste na coordenação nacional.

Mesmo sabendo o quanto é importante para a Universidade Federal de Alagoas ter um representante na coordenação nacional, dando uma maior visibilidade à instituição e participação na esfera de decisão federal, o Pró-reitor ressalta que  tem uma clara tarefa: trabalhar para as 59 instituições de ensino superior que integram o Forplad.

Centralizando as discussões em orçamento, o Fórum participa ativamente das reuniões da Andifes e da Secretaria Superior do Mec para os debates nessa área, e também promovendo discussões. "Em fevereiro último participei, em Brasília, do seminário que tratou da consolidação e expansão das instituições federais para o período 2011-2020, focadas no Plano Nacional de Educação", diz Barbirato.

No mês de março o Forplad realizou a primeira reunião nacional, em Recife, e as discussões abrangeram planejamento, administração e gestão das Ifes. “Em junho, a reunião do fórum será em Petrolina. Em Minas Gerais o fórum se reunirá em setembro, em Uberlândia e em São João del Rey, no mês de novembro”, informa o coordenador.

À frente da Pró-reitoria de Gestão Institucional, anteriormente denominada de Pró-reitoria de Planejamento, desde a primeira gestão da reitora Ana Dayse Dorea, o Pró-reitor João Carlos Barbirato ressalta o crescimento da Ufal em todas as áreas. “Em 2003 o orçamento era de 8 milhões de reais (outras despesas de custeio e capital – occ), e em 2009, conforme dados consolidados no Sistema SIE, a instituição operou com R$80 milhões”, diz ele.

Mantendo-se como o terceiro maior orçamento de Alagoas, que tem o próprio Estado e a Prefeitura de Maceió, respectivamente, nos primeiro e segundo lugares, o crescimento da Ufal se deu a partir de 2004. “O Índice de Sucesso da instituição, que tem como indicadores número de ingressantes e de formados, antes mesmo do Programa Reuni, que exige 90%, já era de 86%”, esclarece o Pró-reitor.

O Pró-reitor destaca também o universo estudantil que era de 11 mil e está atualmente em quase 20 mil alunos matriculados. “Essa realidade é fruto do trabalho que tem como objetivo, cada dia mais, consolidar o crescimento em todas as áreas da maior instituição de ensino superior do Estado”, frisa Barbirato.