Papel no Varal comemora um ano com um “banho” de poesia

Das pílulas de poesia pelas ondas de rádio aos versos em papel, Maceió é banhada com poesia. Após realizar diversos saraus em bares, livrarias e espaços culturais da cidade, o Projeto Papel no Varal comemora seu primeiro ano com uma intervenção urbana na cidade de Maceió.


- Atualizado em
Varal de poesias

Varal de poesias

Nesta quinta-feira, 29 de abril, milhares de pequenos varais estarão pendurados em escolas, bares, livrarias, repartições públicas e em espaços urbanos.

 

No dia comemorativo, a qualquer momento poderão relampejar saraus nos ares e bares maceioenses. Atores, declamadores e convidados especiais estarão em diferentes pontos da cidade, declamando poemas e fazendo a poesia interagir com o público.

                                                 

Para o idealizador do projeto, Ricardo Cabús, o objetivo do Papel no Varal tem sido levar a boa poesia aos quatro cantos da cidade, ajudando na formação de um novo público leitor, trazendo a linguagem poética para o seu dia-a-dia. A poesia é colocada em um momento de descontração e interação entre pessoas de formação e geração vária.

 

“Diversos músicos, atores e poetas consagrados já deram sua canja e milhares de crianças, jovens e adultos estiveram presentes em nossos saraus, onde cem poemas são pendurados em um varal de sisal e podem ser lidos por quaisquer dos participantes”, explica Ricardo Cabús. 

 

A festa

A Maratona Poética do Papel no Varal vai contar com um sarau festivo com 100 poemas pendurados no tradicional varal de sisal e a participação de diversos músicos, atores e declamadores, que vão intercalar aos versos, melodias e performances variadas. Em paralelo, haverá a exposição de fotografias “Memória Suspensa”, da fotógrafa Alice Jardim. O evento acontecerá no domingo, 16 de maio, às 17h, no Orákulo Chopperia.

 

O Projeto

O formato do Projeto Papel no Varal iniciou em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia (no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL), criado por Ricardo Cabús, idealizador do projeto. Desde 29 de abril de 2009 (data do primeiro sarau) já foram realizados 13 eventos em diversos bares, livrarias e espaços culturais de Maceió.

 

Mais informações: (82) 8872.1705 / papelnovaral@gmail.com.