Museu Théo Brandão apresenta projeto de inclusão ao legislativo municipal

- Atualizado em
Durante café da manhã, diretora do MTB apresenta projetos de inclusão

Com o objetivo de apresentar o projeto “Todos os sentidos: arte e inclusão”, o Museu Théo Brandão recebeu, na manhã da última quarta-feira, 14 de abril, as vereadoras Rosinha da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e Tereza Nelma.

A diretora do MTB, Leda Almeida, apresentou fotografias de momentos importantes do projeto e depoimentos das visitas de diversas instituições participantes, que trabalham com portadores de deficiência. O projeto apresentado tem a finalidade de incluir pessoas que têm algum tipo de limitação física e/ou psíquica, e por isso, acabam ficando excluídas do acesso à cultura.

Através dessa ação, já visitaram o Museu várias instituições que trabalham com portadores de diversas deficiências, a exemplo da Pestalozzi, Adefal, Escola de Cegos Ciro Acioly, Escola Alagoana Família Down, Casas de Saúde Miguel Couto, entre outras. Além das visitas guiadas, os convidados especiais participam de oficinas de pintura, dança e artesanato, como por exemplo, a confecção de chapéus de guerreiro. As aulas são oferecidas gratuitamente por artistas alagoanos.

Coordenado e idealizado por Leda Almeida, o projeto foi iniciado em 2008 e está parado desde o ano passado. As vereadoras se comprometeram em buscar apoio financeiro junto aos empresários, e desde já, garantiram que o Museu pode contar com elas para, a partir de maio, reiniciar o projeto de inclusão.