Famed completa 60 anos e homenageia personalidades da área médica

Na última segunda-feira, 3 de maio, a Faculdade de Medicina (Famed), da Ufal, comemorou 60 anos de criação. Para celebrar a data, está sendo realizada a Semana Comemorativa, de 3 a 7 de maio, contemplando palestras, debates, encontro ecumênico e momentos culturais.

- Atualizado em
Reitora entrega placa ao prof. José Medeiros, aluno da 1ª turma de Medicina

Além dessas atividades, a Famed promoveu, na abertura do evento, um reconhecimento público à personagens e instituições que auxiliaram no desenvolvimento e implantação do novo projeto pedagógico, cujo objetivo é a formação de profissionais de medicina generalistas, reflexivos e voltados para a realidade social.

A reitora Ana Dayse Dorea, a ex-diretora, Rosana Vilela, e várias outra personalidades foram homenageadas com uma placa comemorativa aos 60 anos da Faculdade.

Para Francisco Passos, que assumiu a direção da Faculdade de Medicina em março, a instituição encontra-se em um importante momento político-acadêmico de consolidação da nova proposta pedagógica. Um dos focos da gestão atual, segundo Passos, é o investimento numa proposta de humanização, que alcance os diversos atores sociais pertencentes à Famed, inclusive os que atuam como preceptores da rede, alunos estrangeiros e técnicos.

Outro projeto importante que está sendo articulado é a criação do primeiro curso de mestrado, de característica multidisciplinar, em Ensino na Saúde.

Histórico

De 3 de maio de 1950 aos momentos atuais, a Famed passou por diversas transformações que a conduziram ao atual formato institucional, que está baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão, principio norteador do seu objetivo maior: formação de um profissional ético e afinado com as necessidades da população em que está inserido.

Desde 2006, como parte das estratégias para consolidar seu novo projeto formador, a Famed implantou um novo currículo. A base da nova grade curricular são três grandes eixos de disciplinas que dialogam entre si, articulando a formação científica sólida, a inserção precoce do aluno de medicina nos serviços de saúde e na comunidade, além da preocupação com o desenvolvimento pessoal do aluno.

A Faculdade chega aos 60 anos como unidade acadêmica, ou seja, estrutura administrativa autônoma, que conta com 125 docentes, cerca de 500 estudantes, 30 técnicos e bolsistas, distribuídos em setores estratégicos de ensino, direção, secretarias, coordenação de curso, coordenação de eixos, e núcleos de apoio acadêmico, além de um colegiado e conselho superior.

A sua estrutura física começa a ser reorganizada com a construção de três novos blocos, cujo primeiro já foi entregue, em dezembro passado, pela reitora Ana Dayse Dorea.

Semana Comemorativa

05/05 – Quarta-Feira

Local: Auditório do Hu

Devolutiva do Teste de Progresso- (Análise de Resultados)