Exames periódicos para servidores se estendem até julho

- Atualizado em

Os exames periódicos para os servidores efetivos da Universidade Federal de Alagoas serão estendidos até o mês de julho. Iniciados em maio, eles são obrigatórios na Administração Pública e têm por objetivo prevenir riscos e agravos à saúde dos trabalhadores. O servidor que optar por não fazer os exames periódicos, que são gratuitos, assinará um termo de responsabilidade proposto pela Coordenação Geral de Seguridade Social e Benefício do Servidor.

A coleta de sangue e entrega de material (urina e fezes, para pesquisa de sangue oculto), realizada pelo Laboratório Nabuco Lopes no Hospital Universitário será encerrada nesta quarta-feira. Os servidores devem comparecer ao hospital no horário entre 7h e 10h, na sala reformada de Admissão e Alta, para fazer o exame.

Nos dias 4 e 5 de maio, a coleta de sangue passa a ser feita no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e nos dias 6 e 7, no Espaço Cultural, no Centro. Outra mudança anunciada pela coordenação do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) é que as consultas com a médica do trabalho, após o servidor receber os resultados dos exames, devem ser agendadas pelo telefone (82) 3214-1136.

Os exames periódicos são realizados em parceira com o Geap, o plano de saúde institucional, sob a coordenação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Sesmt e CQVT, mas podem ser feitos pelo plano de saúde particular do servidor, desde que os resultados sejam encaminhados ao médico do trabalho.