Comunicação em momentos de crise será tema de palestra na Biblioteca

- Atualizado em

Clayton Santos - jornalista

Nesta quinta-feira, 29 de abril, o jornalista Renato Miranda profere a segunda e última palestra do seminário “ComplexIns: Comunicação Institucional e Complexidade em Diálogo”. A palestra será realizada  às 19h, no auditório da Biblioteca Central, e tem como tema "Comunicação e Crise: Metrô SP - Estação Pinheiros 2007".

Na palestra, Renato Miranda vai apresentar as estratégias de comunicação utilizadas quando do acidente que envolveu a construção da Linha Amarela do metrô de São Paulo, ocorrido em janeiro de 2007 e causando a morte de sete pessoas.

Renato Miranda é jornalista formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Foi repórter do Diário Popular (Diário de S. Paulo) e da TV Bandeirantes. Desde os anos 80 atua na área de Comunicação Institucional, tendo atendido clientes como o Governo de São Paulo, Comunidade Solidária (D. Ruth Cardoso), Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC) e Consórcio Via Amarela (Obra do Metro SP). Há 10 anos atua como coordenador e diretor do Grupo CDN Comunicação Corporativa.

O ComplexIns é um evento promovido pelo Curso de Comunicação Social da Uuniversidade Federal de Alagoas, sob a coordenação dos professores Clayton Santos e Manoella Neves, com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A meta do seminário é debater a comunicação nas instituições públicas e privadas.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, embora certificados só serão emitidos para os participantes que realizaram a inscrição até 7 de abril. Em 8 de abril, o seminário trouxe à Ufal a professora Maria Aparecida Ferrari, da Universidade de São Paulo (USP). Em Maceió, Ferrari proferiu a palestra "O Papel Estratégico das Relações Públicas: Como Sobreviver e Prosperar em Contextos Vulneráveis". Durante o evento, a professora lançou em Alagoas seu livro “Relações Públicas: Teoria, Contexto e Relacionamento”, escrito em parceria com os professores Fábio França, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e James Grunig, da Universidade de Maryland (Estados Unidos). Mais informações no blog .