Campus Arapiraca sedia Encontro de Ecologia

- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

Um debate com o tema central "Os Ecossistemas de Alagoas", reune nos dias 28 a 30 de abril, no Campus Arapiraca, docentes e alunos dos cursos de Biologia, Agronomia, Zootecnia, do Polo Penedo,  dos Campi Arapiraca e Maceió, além das universidades Federal e Rural de Pernambuco e  pesquisadores  na área de ciências ambientais.

O Encontro objetiva discutir a problemática ambiental registrada nos ecossistemas com ocorrência para o Estado de Alagoas, conscientizando acadêmicos, educadores, pesquisadores e profissionais de áreas afins sobre a importância da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais.

Além de oportunizar o conhecimento de novas alternativas de desenvolvimento sustentável no Estado, o evento tem também como objetivo estimular alunos e pesquisadores a elaborarem projetos relacionados à conservação dos biomas alagoanos.

O professor Henrique Costa Hermenegildo da Silva diz que a iniciativa para o I Encontro foi do 5º Período do Curso de Biologia e fala da importância do debate para a região. “O agreste, inserido no domínio da caatinga, é um ecossistema que sofre com sua demasiada exploração. Vale ressaltar que o evento contará com representantes das demais regiões de Alagoas”, enfatiza o professor.

Pesquisas em Alagoas

O Brasil é considerado um dos países de maior biodiversidade do mundo, por apresentar alta incidência de endemismo e grande riqueza de espécies. Tal fato deve-se, em especial, pelo país ocupar predominantemente áreas tropicais, que concentram os maiores índices de diversidade do mundo. Vale ressaltar que, embora o Brasil destaque-se pelos motivos supracitados, pouco se conhece sobre sua biodiversidade, em especial a localizada na região Nordeste.

Com um pouco mais de três anos de funcionamento o Campus Arapiraca já vem realizando diversas pesquisas sobre ecossistemas de Alagoas. Um dos estudos, sob a coordenação do professor Henrique Costa envolvendo estudantes, trata de “Ferramentas Etnobotânicas para Avaliação Rápida da Diversidade”. “Estamos iniciando uma pesquisa sobre o “Inventário Etnobotânico e Etnoecológico da Comunidade Remanescentes de Quilombola do Carrasco em Arapiraca”, que conta com a participação de oito alunos estagiários”, informa Henrique.

De acordo com o professor, estão sendo realizadas também pesquisas sobre “Reserva Particular do Patrimônio Natural”, ações na área de Educação Ambiental, e em pleno desenvolvimento, o Centro de Recuperação de Áreas Degradas (CRAD), sob a coordenação da professora Flávia Barros Prado Moura, do Museu de História Natural da Ufal. O Campus Arapiraca dispõe, ainda, do Laboratório de Herpetologia, para o estudo de répteis e anfíbios.

A programação, bem como mais informações sobre o I Encontro de Ecologia e Conservação dos Ecossistemas de Alagoas está disponível no site.