Unidades Acadêmicas e HU recebem diretores eleitos

A reitora Ana Dayse Dorea preside nesta terça-feira, 30, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, a partir das 10 horas, a solenidade de posse de diretores, entre eleitos e reeleitos que vão dirigir, durante os próximos quatro anos, as 22 unidades acadêmicas. Na oportunidade também será empossado o diretor geral do Hospital Universitário, Paulo Teixeira, que foi reconduzido ao cargo pela comunidade do HU.

- Atualizado em
Reunião semanal de diretores no Gabinete | nothing
Reunião semanal de diretores no Gabinete

Diana Monteiro - jornalista

Durante a solenidade serão empossados na direção geral e direção acadêmica do Campus Arapiraca,  Márcio Aurélio Lins dos Santos e Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti, eleitos diretamente com 100 por cento de votos válidos, em um processo democrático que marca a história do primeiro campus de expansão da Ufal.

O Hospital Universitário também recebe de volta após escolha da comunidade o médico Paulo Teixeira como diretor do Hospital Universitário. Esta é a terceira vez que ele assume, sendo 2006-2010, 2008-2010 e agora fica até 2012.

Diretores eleitos

Os novos diretores e vice-diretores a serem empossados nesta terça-feira, 30 de março, em suas respectivas unidades são os seguintes: Faculdade de Direito (FDA): Andreas Joachim Krell e Maria de Lourdes Azevedo M. Mello; Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR): João Xavier de Araújo e Ruth Cizino; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC): Luiz Antônio Palmeira Cabral e Claudia Maria Milito; Centro de ciências Agrárias (CECA): Paulo Wanderley Ferreira e Gaus Silvestre.

A Faculdade de Letras (FALE) será dirigida pelas professoras Eliane Barbosa da Silva e Lúcia de Fátima Santos; Faculdade de Medicina (FAMED): Francisco José Passos Soares e Lucy Vieira da Silva Lima; Faculdade de Odontologia (FOUFAL): José Ivo Limeira dos Reis e Luiz Carlos Oliveira dos Santos; Faculdade de Serviço Social (FSSO): Ana Maria Ávila Mendonça e Mariluce de Macedo Veras; Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS): Theresinha de Jesus Carvalho Calado e Tereza Cristina Calado.

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) será dirigido por Rachel Rocha de Almeida Barros e Breitner Luiz Tavares; Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA): José Vicente Ferreira Neto e Silvana Quintella C. Calheiros; Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, (ICHCA): Enildo Marinho Guedes e José Edson Lino Moreira; Instituto de Química e Biotecnologia (IQB): Edson de Souza Bento e Mário Roberto Meneghetti; Instituto de Matemática (IM): Amauri da Silva Barros e José Carlos Almeida de Lima; Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT): Luiz Carlos Baldicero Molion e Frederico Tejo Di Pace.

Vão tomar posse, como diretor e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), respectivamente as professoras Verônica Robalinho Cavalcante e Gianna Barbirato;  Instituto de Computação (IC): Evandro de Barros Costa e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto: Instituto de Física (IF): Crisógono Rodrigues da Silva e Maria Tereza de Araújo; Faculdade de Nutrição (FANUT): Terezinha da Rocha Ataíde e Suzana Lima de Oliveira; Centro de Educação (CEDU): Elton Casado Fireman e Maria das Graças de Almeida; Centro de Tecnologia (CTEC): Valmir de Albuquerque Pedrosa e Antônio Osimar Souza da Silva.

Direção de Unidade

Conforme o Estatuto e Regimento Interno da Instituição compõem a estrutura  da Unidade Acadêmica  Órgãos de Deliberação Coletiva; Conselho de Unidade Acadêmica, Órgão de Direção; Diretoria de Unidade Acadêmica; Órgãos Operativos; Órgãos de Apoio Acadêmico; e Órgãos de Apoio Administrativo. Cada Unidade Acadêmica definirá no regimento Interno seus órgãos de apoio.

O diretor e vice-diretor de unidade são eleitos pela sua comunidade (docentes, alunos e servidores técnico-administrativos), para um mandato de quatro anos. Nas faltas, impedimentos e ausências eventuais de ambos, assume a direção o professor mais antigo do corpo docente da Unidade. No cargo da vacância do cargo de diretor, o vice-diretor ocupará o cargo até a conclusão do mandato. Se houver vacância no cargo de vice-diretor, o Conselho da Unidade Acadêmica elegerá o substituto para a conclusão do mandato, na forma da legislação em vigor.

De acordo com o Estatuto o cargo de diretor de Unidade somente poderá ser exercido em regime de tempo integral ou de tempo integral com dedicação exclusiva. O exercício da Direção de Unidade não exime seu titular do desempenho de atividades de ensino.

Além de dirigir, superintender e coordenar as atividades da Unidade Acadêmica, entre as competências do diretor estão cumprir e fazer cumprir as disposições do estatuto da Universidade, do Regimento Geral e de seu próprio Regimento; constituir comissões para o estudo e a execução de projetos específicos; e encaminhar no início de cada exercício, ao chefe do Patrimônio da Ufal, o resultado da conferência da carga dos bens patrimoniais.

Conforme Artigo 21 do Estatuto da Ufal, às Unidades Acadêmicas, organizadas por área de conhecimento, compete desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão, administrando-as de modo autônomo sob a supervisão geral da Reitoria e de acordo com as diretrizes emanadas do Conselho Universitário.

Semanalmente, às quintas-feiras à tarde, o gabinete da reitora Ana Dayse torna-se um espaço de discussão e de debates envolvendo diretores de Unidades Acadêmicas, objetivando o dinamismo na rotina de trabalho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A agenda dos campi do interior no gabinete também ocorre semanalmente, às sextas-feiras, no período da manhã.