Ufal adquire equipamentos para Sistema Capes Web TV

A Universidade Federal de Alagoas já dispõe de equipamentos para se integrar ao Sistema Capes Web TV, que já conta com a adesão de 26 instituições, entre universidades, fundações e institutos. Na última quarta-feira, dia 23, uma primeira reunião para discutir a infraestrutura de funcionamento do sistema nos Campi Maceió, Arapiraca e Sertão envolveu representantes da Pró-reitoria de Pesquisa de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

- Atualizado em
 | nothing

Diana Monteiro - jornalista

A Ufal disponibilizará 18 aparelhos de TVs LCD full, sendo dois de 52 polegadas e as demais de 46 polegadas, a serem instalados em diversos pontos do Campus Maceió. O sistema contemplará ainda, os municípios de Delmiro Gouveia, Arapiraca e os Polos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios.

O Sistema Web TV não emite sons, utiliza-se de legenda, de forma similar às TVs instaladas em aeroportos. Tem por objetivo difundir notícias e informações próprias da Capes, com destaque para tópicos sobre a avaliação de cursos, editais de fomento à pesquisa, bolsas no país e no exterior, cooperação internacional, treinamento de usuários, além de reservar um espaço para a própria instituição publicar notícias para a sua comunidade local.

A Capes Web TV é uma mídia exclusiva criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) direcionada para as instituições e membros da comunidade acadêmico-científica brasileira. Constitui-se num sistema de comunicação e capacitação abrangente, que veicula conteúdo noticioso dentro dos campi universitários e promove treinamento de usuários do Portal Periódicos Capes. Compõem o sistema a Programação de Treinamento e a Programação Informativa. Nesta última serão transmitidas notícias produzidas pela instituição.

“A Capes investe anualmente na Universidade Federal de Alagoas cerca de 8 milhões de reais e a Web TV visa promover também a ferramenta de seus periódicos que já disponibiliza para acesso pela comunidade universitária  15 mil títulos. O mais recente  investimento da Capes é o acesso a livros brasileiros no Portal de Periódicos,  que na Ufal  está sob a  responsabilidade da Biblioteca Central”, enfatiza o Pró-reitor Josealdo Tonholo.

Sobre o funcionamento do Sistema na Ufal, o diretor do NTI, José Geraldo Ribeiro, e o gerente de Redes do Núcleo, Higor Daniel Costa Cabral, disseram que os Campi do Sertão e de Arapiraca com seus respectivos Polos já dispõem de estrutura de conectividade com o Campus Maceió. A aquisição de computadores e a definição dos 18 pontos de rede para o serviço também foram discutidos na reunião e contará também com a parceria da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

“Os monitores serão instalados em locais de grande movimentação da comunidade acadêmica, de forma a garantir maior visibilidade às informações veiculadas”, disse Tonholo. Atualmente estão disponíveis na Capes para a comunidade acadêmica e científica os seguintes Programas: Por Dentro da Capes; Capes Notícias; Capes Oportunidades; Portal de Periódicos; e Acontece no Campus.