Saúde retoma reforma na UCI do Hospital Universitário

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) retomou na manhã de hoje a reforma nos ambientes da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal) do Hospital Universitário. Orçada em R$ 120 mil, a obra vai resultar na ampliação em 19 leitos para bebês que precisam de assistência especial, como os prematuros. Hoje o setor de UCI conta com apenas 12 leitos.

- Atualizado em
 | nothing

A reforma havia sido suspensa no ano passado por causar transtornos ao funcionamento da UCI e da UTI neonatal, que são setores vizinhos. Segundo os responsáveis pelo projeto, além do barulho com a quebra de paredes, piso e teto, era preciso mudar a tubulação dos gases hospitalares, como o oxigênio, suspendendo o uso desses produtos para os pacientes.

Para viabilizar a retomada das obras, a Sesau precisou fazer a transferência de todos os recém-nascidos internados na UTI Neonatal, que foram levados para o Hospital do Açúcar e Maternidade Santa Mônica.

A direção do Hospital Universitário cedeu pelo menos cinco leitos (incubadoras) e equipamentos, como respiradores, para o Hospital do Açúcar acomodar os recém-nascidos em situação de risco. Os diretores também determinaram a adaptação de uma enfermaria no 4º andar do hospital para receber os pacientes da UCI. A transferência desses pacientes será realizada amanhã pela manhã.

A desativação da UTI Neonatal levou à suspensão temporária do atendimento a gestantes de alto risco na maternidade do Hospital Universitário. Até que a reforma seja concluída, o que pode levar até três meses, a maternidade do HU só atenderá casos de baixo e médio risco.

Na avaliação do diretor Paulo Teixeira, a ampliação dos leitos de UCI Neonatal é uma iniciativa de grande importância para o sistema de saúde no Estado, que têm carência nessa área. A Sesau havia anunciado o compromisso do governo em abrir 100 leitos de UCI Neonatal no Estado até o final deste ano, dentre os quais os 19 no Hospital Universitário.