Otimização das ações no Campus Arapiraca é prioridade da nova direção

- Atualizado em
Aprovação da ata de instalação do Conselho Provisório do Campus Arapiraca | nothing
Aprovação da ata de instalação do Conselho Provisório do Campus Arapiraca

Diana Monteiro – jornalista

A partir desta terça-feira, o Campus Arapiraca terá nova direção marcando um processo democrático e histórico na implantação do primeiro campus de expansão da Universidade Federal de Alagoas. A primeira eleição, que indicou Márcio Aurélio Lins dos Santos como diretor geral e, como diretora acadêmica, Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti, envolveu 2200 alunos, 176 docentes e aproximadamente 70 servidores técnico–administrativos.

Os novos diretores afirmam que a implantação de um trabalho a ser desenvolvido durante os quatro anos de gestão tem como objetivo a otimização das atividades acadêmicas e como instrumento norteador o Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, em consonância com o projeto de Expansão da Ufal, comprometido com a região Agreste e com o Estado de Alagoas.

“Precisamos consolidar o Campus Arapiraca e seus polos e trabalharemos no processo de descentralização para dinamizar ainda mais as atividades acadêmicas, de pesquisa, de extensão e administrativas desenvolvidas”, enfatizam Márcio Santos e Eliane Cavalcanti.

Os eleitos reconhecem o empenho da primeira direção do campus  para tornar efetivas as atividades, e citam como exemplo de prioridades da nova gestão o reconhecimento dos cursos de graduação, contratação de novos docentes, implantação de pós-graduação Stricto sensu, dentre outras. Em pleno funcionamento desde 2006, o Campus Arapiraca formará as primeiras turmas de graduação em julho deste ano.

A nova direção assumirá os destinos de um campus que já dispõe em sua estrutura do Conselho Provisório, recém-empossado pela reitora Ana Dayse Dorea, marcando mais uma etapa do processo democrático e histórico naquele campus do interior.

“Estamos aqui em um momento ímpar instalando o Conselho Provisório do primeiro campus de expansão da Ufal. Esse Conselho é uma das etapas de construção desse campus, pois tem como papel discutir todo o funcionamento e diretrizes baseados nas diretrizes nacionais”, disse Ana Dayse durante a posse do Conselho na sede Arapiraca, no dia 12 deste mês. Já com datas de reuniões mensais o Conselho realizou a primeira reunião extraordinária no dia 17 de março.

Diretores

Alagoano de Coruripe, Márcio Santos é Engenheiro Agrônomo, com doutorado em Agronomia e atua na área de Irrigação e Drenagem, coordenando o grupo de pesquisa Água-Solo-Planta-Atmosfera. A diretora acadêmica, Eliane Cavalcanti, é de Barreiros-PE, bióloga com mestrado em Biologia Animal e doutora em Oceanografia. Integra o grupo de pesquisa Água-Solo-Planta-Atmosfera e desde que assumiu como docente do Campus Arapiraca passou a coordenar o curso de Biologia. Está desenvolvendo várias pesquisas, inclusive em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco.

Agradecendo o apoio, a confiança e a credibilidade depositada pela comunidade universitária, Márcio e Eliane dizem que é importante a participação dos três segmentos na nova missão. “Será fundamental a participação de todos para a consolidação de um projeto inovador, como é a expansão, tão importante para a sociedade alagoana”, complementam os novos diretores.