O futuro começa no Campus do Sertão

O Campus do Sertão é dos sertanejos. São 328 alunos que iniciam uma nova etapa de vida e, conforme dados da Universidade Federal de Alagoas, a maioria é da região. Essa realidade refletirá, em um futuro bem próximo, a tão sonhada realização profissional e colocará no mercado de trabalho profissionais competentes.

- Atualizado em
Maricélia Ferreira | nothing
Maricélia Ferreira

Diana Monteiro - jornalista

Voltado principalmente para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do Sertão, o segundo Campus de expansão da Ufal oferece oito áreas de conhecimento: Engenharia Civil, Engenharia de Produção Industrial, Pedagogia, Economia, Ciências Contábeis, História, Geografia e Letras.

Para a aluna delmirense, Maricélia Ferreira Quixabeira, aprovada no curso de Letras, o Campus do Sertão foi a única oportunidade para ingressar em um curso superior.  Dos nove irmãos, só dois estudam, ela e um de 15 anos, que está cursando o ensino fundamental. “Eu sou a única a ingressar numa faculdade e não teria condições de morar em outro município”, diz a estudante.

Concluinte do Ensino Médio em 2004, Maricélia tentou pela primeira vez o vestibular naquele ano na Universidade Estadual da Bahia, em Paulo Afonso, para o curso de Pedagogia, mas não foi aprovada. Em 2009, com o primeiro vestibular para o Campus do Sertão, ela conseguiu a tão sonhada aprovação e agora diz que o seu sonho começa a ser realizado. “Meu objetivo é me capacitar cada vez mais na minha futura profissão, e pretendo ir muito longe para atingir esse objetivo, se Deus quiser”, diz Maricélia.

Já o aluno Michael Jean Nunes de Carvalho, oriundo do município de Arapiraca e aprovado no curso de Engenharia de Produção, disse ter condições de residir na Capital, mas optou para fazer um curso na Universidade Federal de Alagoas. “Prestei vestibular no mesmo curso no Cesmac, em Maceió, mas prefiro estudar na Ufal, mesmo morando distante de casa”, disse. Filho de comerciantes, Michael Jean tem três irmãos. Uma irmã é formada em Administração de Empresas na Uneal (Arapiraca), um irmão está concluindo Engenharia Química na Ufal, em Maceió, e a outra irmã tem apenas cinco anos. “O Campus do Sertão é um grande avanço para a população sertaneja, que muitas vezes não tem condições de sair de seu município para estudar em outras instituições de ensino superior”, diz Jean.

Primeiro colocado no Curso de Ciências Contábeis e no Eixo Gestão, Douglas André Ferreira, nasceu em Pão-de-Açúcar, mas mora no município de Santana do Ipanema. “Estou concluindo o curso de Pedagogia na Uneal e iniciei o curso de Ciências Contábeis no Campus do Sertão, por já trabalhar em Santana em um escritório de contabilidade”, enfatiza.  Segundo o estudante, os cursos implantados foram bem direcionados para o desenvolvimento da região e oportuniza a todos fazer um curso superior numa universidade pública e gratuita como é a Ufal, numa região distante do Campus Maceió.

Ao escolher estudar no interior de Alagoas, precisamente no Campus do Sertão, a aluna delmirense Stephane Lima Pereira de Andrade, primeira colocada no curso de Engenharia Civil, disse que poderia até estudar fora do Estado, mas preferiu ficar na sua cidade. “Pretendo trabalhar na minha área, e de preferência no Estado de Alagoas”, enfatizou.