Novos diretores de Unidades Acadêmicas participam de Formação Continuada

Nesta segunda-feira e terça-feira, 29 e 30 de março, os 22 diretores de unidades acadêmicas participam do Programa de Formação Continuada no auditório do Csau. A atividade, sob a coordenação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), objetiva proporcionar aos novos dirigentes conhecimentos e habilidades necessárias ao desenvolvimento de seus compromissos institucionais


- Atualizado em
Diretores de unidades acadêmicas participam de capacitação | nothing
Diretores de unidades acadêmicas participam de capacitação

Diana Monteiro – Jornalista

Na abertura da atividade, o vice-reitor, Eurico Lôbo, destacou a importância de implantar um projeto de gestão moderna, com participação colegiada, e portanto, a necessidade de capacitação continuada de todos os que fazem a gestão. Eurico parabenizou ainda a todos os diretores pela participação democrática no processo eleitoral que os conduziu ou reconduziu aos cargos.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, falou que para realizar uma boa gestão, é preciso conhecer bem a instituição, daí a importância de contextualizar a Ufal na sociedade alagoana. " Temos que ter clareza do papel que essa instituição cumpre no Estado", ressaltou Silvia.

Ainda pela manhã, o Programa de Formação Continuada teve como tema central  “Diálogos sobre a realidade do Estado de Alagoas e o Compromisso Social da Ufal”. Os professores Cícero Péricles e Bruno César Cavalcanti, enfocaram, respectivamente, “A realidade sócioeconômica do Estado x Desafios da Ufal” e “Aspectos Antropológicos e Culturais de Alagoas x Compromisso da Educação”.

Nesta terça, logo após a solenidade de posse, será dada continuidade a atividade, com o tema: “O Compromisso da Ufal frente aos avanços da Educação Superior”, tendo como facilitadora a reitora Ana Dayse Rezende Dorea. “A área de conhecimento sobre Gestão tem sido razão de investimentos educativos no setor público, através de atividades dos mais diferentes tipos, elaboradas para proporcionar diálogos e reflexões sobre as ações próprias dos gestores e sobre a complexidade dos ambientes que gerenciam” destaca a reitora.

A reitora complementa ainda que nos últimos seis anos, a Ufal vem investindo de forma crescente, na formação e atualização dos servidores docentes e técnicos, em especial àqueles que assumem a função de gestão. “É com o espírito de ampliar reflexões como esta que foi criado o Programa de Formação Continuada para Gestores da Ufal – ano 2010”, destaca Ana Dayse.

Leia também: Otimização das ações no campus Arapiraca é prioridade da nova direção