Ministro Sérgio Rezende recebe da Andifes relatório do Reuni e confirma apoio ao PAPG-Ifes

- Atualizado em

Ana Paula Vieira - Andifes

Na última terça-feira, 23 de março, a diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entregou ao ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende o Relatório de Acompanhamento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), elaborado pela Associação para apresentar o diagnóstico da expansão nas instituições.

O presidente da Andifes Alan Barbiero ressaltou que a publicação traz um mapa das universidades federais no país, que passaram por forte processo de interiorização e hoje estão em locais antes não contemplados com instituições federais de ensino superior. O reitor destacou que o relatório traz dados como o número da oferta de vagas em cursos de Engenharia, que dobrou, saindo de 16 mil para 32 mil e o crescimento das licenciaturas, que também foi expressivo. “Houve um processo de inclusão social muito forte, a gente percebe que foi uma política pública acertada”, resumiu o presidente da Andifes.

Ao apresentar os números da graduação, os reitores lembraram ao ministro Sério Rezende que o crescimento propiciado pelo Reuni deve ser completado com o incentivo à pós-graduação. “Se não fizermos um trabalho forte, como o Programa de Apoio à Pós-Graduação das Ifes (PAPG-Ifes), para reduzir as assimetrias e dar condições estruturais, todo o esforço do Reuni pode ser prejudicado”, explicou o presidente da Andifes, ressaltando a importância dos programas de pós-graduação para a fixação de docentes nas Ifes.

O ministro Sérgio Rezende afirmou que o relatório veio em muito boa hora, e que os dados são muito importantes para o MCT. “O PAPG realmente é essencial, concordo plenamente que se o professor jovem no interior não tiver estrutura, não vai ficar”, reiterou o ministro.

A comitiva da Andifes defendeu o fortalecimento do Comitê Interministerial do PAPG: “Precisamos sinalizar para a sociedade que há uma articulação entre os Ministérios para concretizar isso”, ressaltou o presidente. O ministro Sérgio Rezende decidiu, então, que dos programas existentes no MCT, os que tiverem relação com o PAPG, serão colocados no âmbito da Comissão Interministerial. Para o reitor Alan Barbiero, essa decisão foi muito importante, por fortalecer a comissão e sinalizar para outros parceiros, já que a idéia é que o PAPG seja um programa para além dos ministérios e do governo.

Agradecimentos
Os reitores aproveitaram a oportunidade para agradecer e ressaltar a importância do secretário de Educação Superior à época das discussões e elaboração do Reuni, Ronaldo Mota, que hoje é assessor especial do ministro da Ciência e Tecnologia, e também estava presente na reunião. Participaram da reunião os reitores Alan Barbiero (UFT), Ivonildo Rego (UFRN), Amaro Lins (UFPE), Damião Duque (UFGD), Álvaro Prata (UFSC), o diretor-geral Flávio dos Santos (Cefet-MG), o secretário executivo da Andifes Gustavo Balduino e o diretor da coordenação de Fundos Setoriais do MCT Antonio Ibañez.