Laboratório do DNA Forense oferece curso online

- Atualizado em

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) informa que está aberta a matrícula para 2º turma do curso de extensão em Coleta de Amostras Biológicas para Estudo do DNA, ofertado pelo Laboratório de DNA Forense. O curso tem carga horária de 60h e é online.

O curso é direcionado a todos aqueles que se interessam pela ciência forense, alunos da área biológica e da saúde, estudantes de direito e profissionais da área, e trata da coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas para estudo do DNA, principalmente no que diz respeito à utilização do DNA na resolução de casos criminais e civis.

Serão abordados os vários aspectos da coleta da amostra biológica, bem como a proteção do local de crime, a identificação do material biológico a ser coletado, preservação, armazenamento, cadeia de custódia, e as diferentes técnicas de coleta de vários tipos de amostras. Também é discutida a coleta de amostras biológicas em mortos e vivos, com destaque para restos mortais exumados.

O curso também pode ser útil para aqueles profissionais direta ou indiretamente ligados à área forense ou de segurança pública, como juízes, promotores, advogados, legistas e peritos. “Sempre que possível evitamos o jargão científico para facilitar a leitura e compreensão pelos não iniciados, sem, no entanto perder o rigor científico”, informa o professor Luis Antônio Ferreira, diretor do Laboratório de DNA Forense da Ufal.

A 2º turma terá início no dia 1º de abril e as matrículas já estão abertas no site. Para mais informações entre em contato com a equipe do laboratório: (82) 3336-6558 / contato@labdnaforense.org.