Inscrições para Doutorado e Pós-doutorado na Europa se encerram dia 31

- Atualizado em

Está aberta a 2ª convocatória para bolsas de estudos na Europa do Erasmus Mundus. O público-alvo são estudantes de doutorado e pós-doutorado, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Médicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Engenharia/Tecnologia, além de Educação e Formação de Professores. O prazo de submissão da candidatura termina na próxima quarta-feira, 31 de março.

As bolsas são fruto do projeto “Mundus 17”, que é um consórcio de Instituições europeias, brasileiras, paraguaias e uruguaias na área do Ensino Superior e financiado pela Comissão Europeia através do Programa Eramus Mundus.

Entre os principais objetivos desta iniciativa destacam-se a de promover a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores entre os países envolvidos, com o intuito de proporcionar experiências enriquecedoras a nível lingüístico, cultural e educacional; aumentar a cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras, Paraguaias, Uruguaias e Europeias; além de estimular a transparência e o reconhecimento dos estudos e das qualificações a nível internacional.

A Ufal é uma entre as sete universidades brasileiras participando do programa. Ao todo são 12 bolsas para estudantes de doutorado e pós-doutorado, que ficarão na Europa entre 6 a 34 meses desenvolvendo suas pesquisas e ainda recebendo bolsas de estudos que variam entre 1.500 a 1800€.

Como complemento à bolsa, o projeto Mundus 17 também contempla o pagamento dos custos da viagem para o país selecionado; seguro de saúde, de viagem, de acidentes pessoais e o pagamento de taxas de matrícula na instituição de acolhimento para mobilidades com duração igual ou superior a 10 meses. Para mais informações, os interessados devem acessar o endereço eletrônico do programa Mundus 17.

Universidades do Canadá e EUA oferecem bolsas de estudos

O Office Québec-Amériques pour la jeunesse (OQAJ) está associada ao Inter-American Studies Center (CEI) da Universidade Laval, em Québec, no Canadá, para facilitar a participação de jovens profissionais e estudantes da América Latina e Caribe a 7ª edição do Seminário Internacional de Verão sobre as Américas da CEI, que será realizada entre os dias 9 a 15 de maio na cidade de Québec. Esse evento oferece aos profissionais de educação nas relações internacionais e estudantes um seminário de sete dias sobre as principais questões da cooperação interamericana.

Ao todo o OQAJ oferece cinco bolsas no valor de 700 dólares canadenses para cobrir taxas de inscrição de cobertura, alojamento e alimentação. Os participantes precisam ter francês fluente e estudar ou trabalhar em um programa relacionado com as relações interamericanas. O prazo para recepção de candidaturas é 28 de março para no endereço.

Workshop em Havard

O programa Santander Universidades também está disponibilizando 33 vagas para professores mestrandos e doutores das Universidades conveniadas para participar do Workshop “El Institute for Global Law and Policy”, da Universidade de Havard, que ocorrerá entre os dias 2 e 11 de junho.

Apesar das bolsas cobrirem a matrícula, manutenção e hospedagem dos professores, estes tem de arcar com o custo das passagens, além de ter domínio em inglês. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de março no endereço eletrônico.