Filho de paciente grave com suspeita de gripe A nasce com 1,5Kg no HU

- Atualizado em

Nasceu prematuro, pesando 1,510 Kg, o filho da gestante que está internada em estado grave na UTI Geral do Hospital Universitário com suspeita de ter contraído a gripe A (H1N1). O parto feito por cesariana aconteceu às 15h da última segunda-feira, 22, no Centro Cirúrgico do Hospital, numa tentativa de evitar que o bebê corresse risco de morte ainda no ventre.

A equipe diz que ainda é cedo para dar um parecer seguro sobre o estado de saúde da criança, que está recebendo os primeiros atendimentos na UTI Neonatal e se encontra fazendo uso do respirador, como outros recém-nascidos com o mesmo quadro de prematuridade.

A mãe do bebê não registrou alterações em seu quadro clínico em função do procedimento cirúrgico, mas seu estado de saúde ainda é considerado gravíssimo, inclusive com risco de morte. Ela respira com ajuda de aparelhos, apresenta baixo nível de pressão arterial e baixo fluxo urinário. A paciente tem 23 anos, estava no sétimo mês de gestação e foi encaminhada no domingo, 21, ao Hospital Universitário pelos médicos da Maternidade Santa Mônica.

A paciente foi submetida a uma bateria de exames para auxiliar o diagnóstico, inclusive, em relação à gripe A (H1N1). A coleta específica para detectar o vírus influenza foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen) do Estado.

Nova etapa de vacinação

Apesar de ser um hospital de referência para o atendimento a gestantes de alto risco, o Hospital Universitário não foi incluído entre as unidades de saúde que vão distribuir a vacina contra a gripe A (H1N1) na etapa de vacinação, que começou nesta segunda-feira, 22, e é direcionada para gestantes e crianças com idade entre seis meses e a dois anos incompletos (23 meses).

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió divulgou quais unidades de saúde participam da estratégia, que em todo o país deve imunizar pelo menos 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Segundo a secretaria, a vacinação ficará concentrada nas unidades de referência de cada distrito. Confira os locais:

1º Distrito Sanitário: 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha).

2º Distrito Sanitário: 1º Centro de Saúde (Levada) e Unidade de Saúde Roland Simon (Vergel).

3º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde São Vicente de Paulo (Pinheiro) e Unidade de Saúde da Pitanguinha (Pitanguinha).

4º Distrito Sanitário: PAM Bebedouro (Bebedouro) e Unidade de Saúde Geraldo Melo (Bom Parto).

5º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde José Tenório (Serraria) e Unidade de Saúde Paulo Leal (Feitosa).

6º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes 1), Unidade de Saúde Aliomar Lins (Passaredo/Benedito Bentes 2) e Unidade de Saúde Arthur Ramos (Henrique Equelman).

7º Distrito Sanitário: Unidade de Saúde Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes de Melo 1), Unidade de Saúde Ib Gatto (Tabuleiro do Martins), Unidade de Saúde Djalma Loureiro (Clima Bom), Unidade de Saúde Graciliano Ramos (Conjunto Graciliano Ramos), Unidade de Saúde Pimentel Amorim (Salvador Lyra) e Unidade de Saúde João Macário (antigo Sônia Born, no Santos Dumont).

Calendário completo

* 2ª etapa - dias 22 de março a 2 de abril

Grávidas em qualquer período de gestação; crianças na faixa etária entre 6 meses e 2 anos; grupo de pessoas com doenças crônicas menores de 60 anos

* 3ª etapa - dias 5 de abril a 23 de abril