Feac realiza Seminário Nordeste 2010

Vice-reitor Eurico Lôbo e o professor André Lages | nothing
Vice-reitor Eurico Lôbo e o professor André Lages

Roberta Batista-estagiária de Jornalismo

Nesta quinta-feira, 18, e na sexta-feira, 19, ocorre o Seminário Nordeste 2010, no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). O seminário é promovido Feac e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com o apoio do Programa de Mestrado em Economia Aplicada e do Programa de Educação Tutorial/Economia.

Fizeram parte da mesa, além do vice-reitor Eurico Lôbo, Luiz Antonio Cabral, diretor da Feac; Francisco Rosário, coordenador do Mestrado em Economia; Geraldo Veríssimo, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), do Centro de Ciências Agrárias (Ceca); e André Lages, professor da unidade acadêmica. “A importância deste evento não é só para a Ufal e para a Feac, mas para todo o Estado. Aqui, debatemos temas fundamentais para o desenvolvimento do Nordeste e particularmente para o nosso Estado”, explica Luiz Antônio Cabral.

O evento teve início com a palestra “A agroindústria canavieira nordestina: o cenário 2010” do professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Eduardo Vian; tendo em seguida debate sobre o tema com os professores da Ufal Francisco Rosário e André Lages. Logo após, foi iniciada a mesarredonda “A obra de Manuel Correia de Andrade”, com os professores Sávio de Almeida, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca); Alvacy Nascimento, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema); e Cícero Péricles, da Feac.

O Seminário na Feac também foi o momento para o relançamento de duas das principais obras de Manuel Correia de Andrade – “Os rios de açúcar do Nordeste Oriental” e “Usinas e destilarias em Alagoas” –, e do lançamento dos números seis e sete da revista “Economia Política do Desenvolvimento”, que é produzida pela Feac, com o apoio da Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplan). A revista reúne artigos que abordam também as questões regionais.

As obras de Manuel Correia são referências, sobretudo nas áreas de Geografia e Economia. Os relançamentos, reimpressos pela Edufal, com o apoio do Ipea, serão distribuídos aos coordenadores de cursos, pesquisadores e estudiosos da problemática do Nordeste.” Os rios do açúcar do Nordeste Oriental” compila dois textos para a compreensão do processo de formação e consolidação do setor da cana-de-açúcar de Alagoas. Já o segundo volume, “Usinas e destilarias em Alagoas”, analisa o processo de formação e expansão da agroindústria da cana-de-açúcar em Alagoas.

Segundo dia do Seminário

Nesta sexta-feira, 18, dando prosseguimento ao Seminário, novamente no auditório da Feac, a partir das 8h30, haverá a mesarredonda “Conjuntura: Nordeste 2010”, com os professores Gustavo Maia, da Universidade Federal de Pernambuco, Ricardo Lacerda, da Universidade Federal de Sergipe, e do Secretário de Planejamento de Alagoas, Sérgio Moreira.

Às 10h30, haverá a mesarredonda “As instituições e o desenvolvimento regional do Nordeste”, com Constantino Mendes, representante do Ipea no Nordeste, Airton Saboya, Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste/ Banco do Nordeste; e Júnior Macambira, do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho/Ceará.

Já às 11h30, será o momento destinado ao lançamento de dois números da revista “Economia Política do Desenvolvimento”, da Feac.