Exibição do clássico Acossado inaugura parceria entre Ufal e Cine Sesi

Primeira sessão do projeto Ufal no Cine Sesi – Cinema, Homem, Imaginário homenageia o aniversário de 80 anos do cineasta francês Jean-Luc Godard

- Atualizado em
 | nothing

Rafhael Barbosa - jornalista

Não é todo dia que surge a oportunidade de apreciar um grande clássico na tela do cinema na tela grande, ainda mais quando se trata de uma obra lançada há mais de meio século. Nesta quarta-feira, 31 de março, a agenda de atividades do Centro Cultural Sesi vai contar com mais uma novidade. É a parceria firmada com a Universidade Federal de Alagoas para a realização do projeto Ufal no Cine Sesi, que será inaugurado com a exibição do filme Acossado, do cineasta francês Jean-Luc Godard.  Emblemático representante da Nouvelle Vague francesa, o longa foi selecionado para lembrar o aniversário de 80 anos de Godard.

Considerado um marco do cinema de vanguarda, Acossado tem como protagonistas Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, que no filme interpretam um casal Michel Poiccard e Patricia Franchisi. Ele, um criminoso em fuga. Ela, uma aspirante a jornalista que acaba seduzida por seu charme e passa a acompanhá-lo numa sequência de golpes.

Aberta ao público, a sessão tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e marca o início do Projeto Ufal no Cine Sesi - Cinema, Homem, Imaginário, coordenado pelo professor Clayton Santos, do Curso de Comunicação Social da Ufal e pelo Cine Sesi, por meio de ação fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufal.

Em breve serão realizadas outras sessões gratuitas de cinema no Cine Sesi, com debates, palestras e a presença de cineastas convidados. Mais informações: 3235 5191 ou www.centroculturalsesi.com.br.

Sinopse

Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

Título original: À Bout de Souffle

Gênero: Policial

Duração: 01 hs 26 min

Ano de lançamento: 1959