Curso de capacitação estimula preservação do meio ambiente

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Alagoas realiza este ano seu segundo curso de capacitação. Confira também outros cursos.

- Atualizado em
Servidores em capacitação | nothing
Servidores em capacitação

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

O curso de Gereciamento de Resíduos Sólidos tem carga horária de 180h e 40 vagas disponíveis para os servidores em geral. Para Marilda Melo, coordenadora do programa e do curso, a importância da capacitação está em sua finalidade. “Procuramos, através deste curso, formar agentes multiplicadores que ponham em prática em seu setor de trabalho aquilo que aprenderam; contribuindo, assim, para a redução das agressões ao meio ambiente”, diz a coordenadora.

Com a preocupação de preparar agentes multiplicadores dentro da universidade, o curso apresenta em seu cronograma 14 módulos que se detêm no estudo das principais medidas de preservação do meio ambiente, objetivando que estas sejam colocadas em prática pelos servidores não só na universidade, mas no dia-a-dia.

O primeiro módulo, que traz a introdução do curso, será lecionado pelo professor Eraldo Henrique de Carvalho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos dias 13 e 14 de maio, pela manhã e tarde, na sala de multimídia da Faculdade de Serviço Social, localizada no prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). A partir do segundo módulo, as aulas vão ocorrer das 8h às 12h, sempre às terças e quintas. Em anexo está o cronograma do curso na íntegra.

Segundo a coordenadora, 38 servidores concluíram o primeiro curso, e a expectativa é que neste ano a procura aumente. Marilda Melo reconhece que a poluição ao meio ambiente não vai acabar apenas com as ações de uma turma, mas afirma que se cada um fizer sua parte haverá sim uma grande redução das agressões ao meio ambiente.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever na Progep até o dia 30 de abril. As aulas terão início no dia 13 de maio e se encerrarão em outubro.

Outros cursos

Até o dia 29 de abril estão abertas as inscrições para o curso de Língua Portuguesa, 2ª turma. Com carga horária de 150h, o curso terá início no dia 3 de maio, será ministrado às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, na sala de aula e/ou miniauditório da Biblioteca Central. A grande novidade é o Novo Acordo Ortográfico.

O curso de Relações Humanas no Trabalho, também com carga horária de 180h, iniciará no dia 7 de junho e previsão de término em novemdbro deste ano, sempre às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Os servidores também poderão aprimorar seus conhecimentos fazendo os cursos de Inglês e Espanhol Instrumental, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 27 de abril. Ao todo são destinadas 50 vagas, sendo 25 para a área de ciências humanas e 25 para a área da saúde. Os dois cursos terão início no dia 28 de abril, carga horária de 60h, e serão ministrados às quartas, no Severinão. No entanto, o horário do Espanhol será das 10h às 12h, e do Inglês das 14h30 às 16h30. Não há pré-requisitos de conhecimento prévio das línguas.

O formulário de inscrição para os cursos estão disponíveis no Portal do Servidor, na aba “formulários”, no lado esquerdo do portal, ou na Progep.