Aula inaugural do Mestrado de Ensino de Ciências e Matemática destaca a importância da formação científica

- Atualizado em
Aula inaugural do Mestrado, na Usina Ciência | nothing
Aula inaugural do Mestrado, na Usina Ciência

Na última sexta-feira, 26, no auditório da Usina Ciência, foi realizada a sessão solene de abertura do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, pós-graduação formada em conjunto pelos institutos de Matemática (IM), Física (IF), Química e Biotecnologia (IQB), Ciências Biologicas e da Saúde (ICBS), além do Centro de Educação (Cedu).

A solenidade foi presidida pela reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, e contou com a participação do vice-reitor, professor Eurico Lobo, da coordenadora da Usina Ciência, professora Tânia Piatti, do coordenador do programa de Pós-graduação, professor Jenner Barreto, além de professores e mestrandos. Na ocasião, foi proferida a aula inaugural intitulada “Linguagem, Cultura e História no Ensino da Ciência”, pelo professor Alexandre Medeiros,  da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Mestrado conta com a participação de 15 mestrandos, que são professores das áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar o enriquecimento teórico e prático relativo ao Ensino das Ciências, fomentar o desenvolvimento de conceitos e técnicas para a investigação em Ensino das Ciências e promover, através do Ensino da Ciência, o interesse e a sensibilização para os problemas associados à inovação tecnológica.

O professor Jenner Barreto, coordenador Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ufal, destaca a importância da educação científica em um contexto de avanços tecnológicos, que acontecem rapidamente, em nível mundial.

“É necessário também que as comunidades engajadas nas práticas de C&T tanto exercitem quanto exerçam a crítica sobre as suas próprias produções e que avaliem as funções e implicações sociais dessas. E ainda mais, é necessário que a sociedade civil também exerça essa crítica”, ressalta o professor, em artigo publicado na Gazeta de Alagoas.