Aula inaugural da UAB reúne estudantes de todo o Estado

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) realiza neste sábado, dia 20, a aula inaugural para os feras 2010.1, no auditório Guedes de Miranda, localizado no Espaço Cultural, às 9h. A aula visa o início das atividades dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Pedagogia, além de Bacharelado em Sistema da Informação.

No evento, a professora Nara Maria Pimentel, coordenadora geral de articulação acadêmica e representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferirá palestra sobre “As perspectivas brasileiras para a educação a distância (EaD)”. Além dos alunos, estarão presentes ao evento a reitora Ana Dayse Dorea, pró-reitores e coordenadores dos Polos da UAB.

Educação a distância comemora os números em Alagoas

Nesse semestre, foram ofertadas 980 vagas de graduação divididas entre os Polos Maceió, Maragogi, Olho d’Água das Flores, Santana do Ipanema e São José da Laje. “A UAB no estado alagoano funciona desde o ano de 2006, quando foi ofertado o curso de Administração Pública pela Ufal. Desde aquele ano, 2250 alunos já se matricularam nos cursos de graduação e 500 na pós-graduação”, ressalta a professora Anamelea de Campos Pinto, coordenadora institucional de educação a distância da Ufal.

Ainda nesse semestre, serão abertas mais 750 vagas de especialização para os cursos de Gestão Pública, Gestão da Escola Pública e Gestão Pública Municipal. O curso de Administração Pública, em conjunto com os cursos de pós-graduação acima citados, faz parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), programa que visa formar e capacitar gestores na esfera pública.

Além destes, a UAB também ofertará especializações na área de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Neste ano, a Ufal também ofertará os cursos de Educação no Campo, Escola de Gestores, Educação para Relações Étnico-raciais, Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.