Universidades realizam parceria para monitorar o Rio São Francisco

17/09/2009 10h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h59
Pesquisadores recolhem amostras

Keith Barbosa – estagiária de Jornalismo

Uma parceria entre as Universidades Federais de Alagoas, da Paraíba e a Rural de Pernambuco tem viabilizado o projeto “Inventário do ecossistema aquático do Rio São Francisco”, um monitoramento do rio para pesquisar a fauna de invertebrados, moluscos e crustáceos, relata a Professora Teresa Calado, uma das pesquisadoras do projeto e diretora do  Labmar/Ufal.

Segundo a professora, a coordenação do projeto fica a cargo do professor Willian Severi, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e tem uma equipe composta por cinco professores da Ufal: Teresa Calado, na área de zoobentos; Paulo Petter, na área de hidroquímica; Maria Célia Lyra, em zooplâncton; Enaide Melo Magalhães, em Fitoplâncton; e Arnon Machmam. Fazem parte da equipe ainda os alunos bolsistas Jose Jonathas e Maria Juliana Severiano, do curso de Bacharelado em Biologia, e Wagner José dos Santos, do curso de Licenciatura em Biologia.

O projeto tem duração de três anos e está no segundo ano. “A equipe de pesquisadores do Laboratório Marítimo da Ufal é responsável pelo baixo São Francisco, que corresponde ao trecho que vai de Xingó, no sertão alagoano, até a foz do Rio, no município de Piaçabuçu, litoral sul do Estado. Esse monitoramento ocorre trimestralmente, onde são percorridos, em quatro dias, os cerca de 170 km do Rio, recolhendo amostras”, disse Teresa Calado.

Financiados pela Chesf, os relatórios e gráficos produzidos através desta pesquisa são repassados para o IBAMA. A pesquisadora Teresa Calado relatou que essa região do baixo São Francisco não está poluída. “Apesar de termos poluição orgânica, nosso ecossistema está relativamente bem, pois estamos livres de resíduos químicos - materiais liberados por fábricas que danificam e destroem o meio ambiente”, disse a professora, com base nos resultados desse segundo ano de pesquisa.