Ufal em Defesa da Vida realiza Quinto Ato e debate a anistia


25/09/2009 10h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h35

Ana Natália – estagiária de Jornalismo

 A partir desta segunda-feira, 28 de setembro, o Movimento Ufal em Defesa da Vida realiza seu Quinto Ato com o tema “30 anos de luta pela Anistia”, com o objetivo de promover discussões sobre a Ditadura Militar e a Anistia no Brasil. O evento será aberto com a exposição “Direito à Memória e à Verdade”, no hall da Reitoria, no Campus, e ficará disponível até a sexta-feira, 2 de outubro.

O Movimento contará com uma programação entre os dias 28 de setembro a 1 de outubro, onde haverá duas mesasredondas com os seguintes temas: “A abertura dos Arquivos da Ditadura” e “30 Anos de Anistia no Brasil”. A primeira mesaredondaserá realizada na quarta-feira,  30 de setembro, às 19h, no auditório do ICHCA, com a presença de Alberto Saldanha,Yuri Pires, Hermann Braga e Pedro Montenegro; a segunda, na quinta-feira, 1 de outubro, às 9h30, com a participação de Narciso Fernandes, do Ministério da Justiça, da reitora Ana Dayse  Dorea, Edvaldo Nunes Cajá, do CCML, Sandino Patriota, da UNE, vereadora Heloísa Helena, além da presença do ex-governador Ronaldo Lessa e de Eduardo Bomfim.

Na quinta-feira, 1 de outubro, também serão exibidos filmes que retratam os movimentos de resistência à ditadura militar. As atividades acontecerão no auditório da Csau.No final da tarde, às 17h, o evento prossegue na Praça da Paz, no Campus, com a apresentação do Teatro do Projeto Aqui(n)ta Cultural, encenando uma peça em homenagem aos alagoanos mortos pela ditadura.

A coordenadora do Movimento, professora Ruth Vasconcelos, informa que as inscrições devem ser feitas pelo email proestpoliticaestudantil@gmail.com e que os participantes recebem certificados de 12 horas. O Movimento Ufal em Defesa da Vida iniciou em maio deste ano, com atividades mensais, sob a coordenação da Pró-reitoria Estudantil e do Pró-reitor Pedro Nelson Bonfim.