Software alagoano vence competição nacional

- Atualizado em

Matéria publicada na Gazeta de Alagoas, de 26 de agosto, no Caderno Digital

O desenvolvimento de soluções para facilitar o dia a dia dos usuários é uma das tendências da computação moderna. Sem­pre em buscas de novas formas para interagir o homem com a máquina, programas criam (ou aperfeiçoam) técnicas para am­pliar a experiência obtendo me­lhores resultados.

Recentemente, o Laboratório de Computação Pervasiva da Universidade Federal de Alago­as, composto de alunos e pro­fessores, venceu a segunda com­petição do Efforts, que consiste na união de esforços em várias tecnologias ligadas a desenvolvimento de aplicações para dis­positivos móveis, apresentando o software para dispositivo mó­vel batizado de Touche. Esta ini­ciativa faz parte do Laboratório de Sistemas Embarcados e Com­putação Pervasiva da Universi­dade Federal de Campina Gran­de, um dos pioneiros e maiores na área de computação pervasiva e dispositivos móveis. Além disso, o Embedded mantém par­ceria com o Instituto Nokia de Tecnologia para projetos de P&D na área.

Por dentro do software

A elaboração de Aplicações móveis é um ramo recente, no qual poucas pessoas conhecem, pro­fundamente, as tecnologias en­volvidas.

O Touche foi desenvolvido uti­lizando prioritariamente a lin­guagem de programação C+ + , e alguns módulos, como o de captura de imagem, foi feito em Python, com a biblioteca Easy.

Pode ser instalado, teorica­mente, nos sistemas operacio­nais que suportam Qt. Por en­quanto, sua instalação está dis­ponível em Maemo (dispositivos N800, N810) e Debian/Ubuntu GNU/Linux. Vale ressaltar que o software é Open Source, ou seja, seu código é totalmente aberto.

Usabilidade

Dentre tantas possibilidades de funcionamento, pode-se classifi­car o Touche como um editor de texto avançado e inovador. Unin­do todas as funcionalidades de editores de texto às necessida­des do nosso cotidiano.

As inovações surgem das fun­cionalidades de captura de ima­gem por meio de uma webcam (e rápida agregação da imagem ao documento), da possibilidade de abertura de um módulo de drawer para elaborar desenhos já no seu documento e, ao mes­mo tempo, um módulo de digi­tação de texto. E em seguida vo­cê pode relacionar cada módu­lo, através de links, com a finalidade de facilitar o entendimen­to agregando semântica às rela­ções entre os objetos. E todos es­ses recursos ficarão guardados em um único arquivo.

Aglomerando tantas funções em um único aplicativo, torna-o uma excelente ferramenta pa­ra uso de estudantes e profissionais de diversas áreas.

De olho no futuro

O Touche ainda está em fase de testes (release 0.7), porém, roda em qualquer dispositivo que apresentar uma configura­ção parecida com o N800, da Nokia. Ainda não há previsão para o lançamento da versão finalizada, afinal, ajustes ain­da são necessários. "Ainda esta­mos finalizando o Toche e pos­sivelmente haverá novas funcionalidades, principalmente por­que há uma tendência para que os serviços fiquem cada vez mais on-line", afirma Leandro da Silva, um dos programado­res do software. Para quem qui­ser conhecer, basta acessar o site e assis­tir ao vídeo sobre seu funciona­mento.

Quem    desejar    baixar    o software   para   testar   é   fazer o download no Wi-ki. A pági­na está em inglês, por isso é alta­mente recomendável ter um co­nhecimento prévio, para não re­alizar sua instalação de manei­ra equivocada, ocasionando seu mau funcionamento.