Serviço Social realiza curso sobre o pensamento de Gramsci

15/09/2009 09h19 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h59

O Grupo de Pesquisa e Extensão, Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais, o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e o curso de Graduação da Faculdade de Serviço Social da Ufal promovem, a partir de 21 de setembro, um curso de atualização sobre o pensamento de Gramsci, com o objetivo de analisar as categorias centrais do pensamento Gramsciano, contribuindo para a formação acadêmica dos discentes e dos docentes interessados em ampliar conhecimentos.

Segundo os organizadores, a importância do legado de Antonio Gramsci, pensador italiano do início do século XX, fornece subsídios para analisar o atual processo civilizatório, pois os conceitos que elaborou renovaram em profundidade a Teoria Marxista, particularmente na dimensão político-filosófica.

Os conceitos dialeticamente articulados de “Estado”, “sociedade civil”, “hegemonia”, “intelectuais orgânicos” e “classes subalternas”, dentre outros, contribuem para a melhor compreensão da sociedade capitalista contemporânea. No referente à realidade brasileira, esses conceitos levam a novos feixes de reflexões sobre a formação econômico-social brasileira, bem como nos dá indicativos para a sua transformação.

O Minicurso “Sociedade Civil em Gramsci” será realizado no período de 21 a 25 de setembro, das 14 às 18h, com 20 vagas para professores e pesquisadores, 10 vagas para profissionais da área, 15 vagas para alunos da pós-graduação e mais 15 para graduandos.

A palestra “Sociedade Civil em Gramsci” acontecerá no dia 22 de setembro, das 19h às 21h, para alunos do curso de Serviço Social da Ufal, lideranças dos movimentos sociais de Alagoas, profissionais que atuam no desenvolvimento e execução de políticas sociais. O palestrante convidado é Giovanni Semeraro, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, com graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1990), doutorado sandwich em Filosofia Politica na Università degli Studi di Padova (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na Itália (Universidade de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli 2007-2008).

Atualmente, Semeraro é professor associado da Universidade Federal Fluminense, onde leciona Filosofia da Educação na graduação e pós-graduação. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação(NUFIPE) e pesquisador do Cnpq.

Informações e inscrições na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, no Campus A. C. Simões ou através do telefone (82) 3214-1239 / 1230.