Seminário sobre Clínica Ampliada reúne profissionais no Campus

22/09/2009 09h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h34
Seminário sobre Clínica ampliada

A Comissão Interna de Educação Permanente em Saúde da Universidade Federal de Alagoas promove, durante esta quinta-feira, 8 de outubro, no auditório do Csau, até às 17h, o seminário "Construindo a Clínica Ampliada na Atenção Básica".

O evento tem por objetivo refletir sobra a Clínica Ampliada na Atenção Básica visando fortalecer os programas de estágios e práticas dos estudantes nos Serviços de Saúde, e reúne profissionais, preceptores, tutores, docentes, estudantes e gestores envolvidos com os programas de estágios e práticas na rede de atenção básica.

Sobre a atenção básica à saúde

No Brasil, a Portaria Nº 648 GM/2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), define Atenção Básica como:

um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior freqüência e relevância em seu território. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.