Semana da Cultura Africana foi transferida para novembro

25/09/2009 08h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h35

Por conta do Congresso Acadêmico, que será realizado em outubro, a Semana da África, organizada pelos estudantes africanos da Ufal, que estava programada para o mesmo mês, foi transferida para os dias 23 a 28 de novembro.

Evento realizado desde 2004, a sexta edição da Semana da Cultura Africana já está com a programação fechada. Durante a semana, haverá exposição de roupas, artesanatos e banners sobre o continente africano, além de um ateliê de penteados africanos. Também serão apresentados slides e documentário sobre processo colonial na África.

O coordenador da comissão que está organizando o evento, Dirceu Aurélio José de Barros, aluno do curso de Ciências Contábeis, explica que a semana é uma forma de integrar os mais de setenta estudantes africanos da Ufal e divulgar a cultura do continente. “Os brasileiros ainda tem uma idéia restrita sobre a África, apesar dos laços históricos que unem os países africanos ao Brasil”, lamenta o estudante.

O continente africano tem 54 países. Na Ufal, estudam atualmente africanos oriundos do Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Congo.

A programação da Semana da África conta com uma palestra sobre “Como entender conflito na África fora do paradigma (contexto) habitual” que será proferida pelo professor Valdimir Donizette Zamparoni, da Universidade Federal da Bahia. E com uma mesarredonda sobre “O olhar da mídia brasileira em relação ao continente africano”, tendo como debatedores os estudantes africanos. A semana será encerrada com muita festa e degustação de pratos típicos.