Recém-formada em Engenharia Química é selecionada por empresa australiana

10/09/2009 10h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h58
Fernanda Pereira vai trabalhar na Austrália por três anos

Madalena Fernandes - estagiária de Jornalismo

A engenheira química Fernanda de Araújo Pereira, recém-formada pela Universidade Federal de Alagoas, foi selecionada para trabalhar na extração de minério de ferro, na mineradora anglo-australiana BPH Billiton, situada em Port Hendland, na Austrália. A viagem está marcada para o dia 26 de setembro e a profissinal deve permanecer no país por três anos.

A seleção ocorreu no período de maio de 2008 a maio de 2009 e as inscrições para o processo seletivo foram feitas pela internet. A seleção contou com prova on-line; entrevista por telefone, entrevista presencial com o gestor de minério de ferro e um representante de recursos humanos no escritório da empresa no Rio de Janeiro e duas vídeo-conferências com gestores da Austrália.

Foram aprovados nove engenheiros do Brasil, seis de Minas Gerais, um de São Paulo, um do Rio Grande do Sul e Fernanda de Araújo, de Alagoas. O diferencial para aprovação, segundo a ex-aluna, foi a experiência na área de pesquisa, por meio dos programas Pibic e Pibiti, dos quais ela participou por três anos, em dois projetos distintos.

“A minha aprovação dependeu também do meu rendimento em relação à turma do curso de Engenharia Química da Ufal e aos cursos de línguas (inglês, espanhol, italiano e alemão), habilidades essenciais desde o início do processo seletivo”, explicou Fernanda.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Lindaura Dantas, a colocação da aluna numa empresa multinacional mostra que o curso esta formando profissionais aptos para se inserir no mercado de trabalho. “A aprovação de Fernanda é um incentivo para alunos do curso” concluiu a coordenadora.