Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação batem recorde de inscrições

Balanço revela aumento no número de projetos e instituições participantes

14/09/2009 10h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h58
A 5ª edição do Prêmio cresceu 11% em relação a 2008

A 5ª edição do Prêmio cresceu 11% em relação a 2008

As inscrições para os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação chegaram ao fim, em setembro, com recorde de projetos inscritos. A quinta edição teve 2.116 candidatos, um crescimento de 11% em relação ao ano de 2008, que reuniu 1.912 projetos.

O número de IES (Instituições de Ensino Superior) parceiras também foi superior a edição anterior. Em 2009, são 287 instituições participantes, contra 244 instituições em 2008. A região Sudeste apresenta o maior número de inscritos com 58% do total de candidaturas. O Sul do País conta com 24% dos projetos, enquanto as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste correspondem a 18% dos trabalhos inscritos.

Mais informações sobre os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação podem ser acessadas no endereço: www.universia.com.br/premiosantander.

Sobre os Prêmios

Prêmio Santander de Empreendedorismo

 O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia.

Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Prêmio Santander de Ciência e Inovação

O Prêmio de Ciência e Inovação contempla pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador, nas categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Saúde. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para a sociedade brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental, e eventual parceria firmada com uma organização brasileira para a implementação do projeto.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC).