Portal do Servidor já está no ar

Está no ar o Portal do Servidor, uma parceria da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) com o Departamento de Administração de Pessoal (Dap).

17/09/2009 09h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h59

No Portal estão todas as informações que interessam à categoria e que atualmente são encontradas nos sites da Progep e do Dap, a exemplo de inscrições para cursos de capacitação e editais de concurso.

O Portal do Servidor é mais uma ação na estratégia de comunicação da Ufal, que foi iniciada com a criação do portal da Ufal, em agosto de 2008. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e Assessoria de Comunicação (Ascom). Um ano depois de lançado, o Portal da Ufal registra mensalmente uma média de 500 mil acessos e tem alcançado seus objetivos, agregando informações e serviços.

Próximo passo

Em breve será lançado o Portal da Extensão, que vai agregar as informações do site da Proex, e o projeto Extensão em Redes, do professor José Roberto Santos. Esse projeto abrange várias ações que integram as áreas de conhecimento, visando estreitar ainda mais a relação da Universidade com a comunidade externa.

Portal do Gestor

Durante esse primeiro ano de funcionamento do Portal da Ufal, foi lançado o Portal do Gestor, uma importante ferramenta para diretores de unidades acadêmicas e administrativas, pró-reitores e coordenadores. Contendo informações e serviços como execução orçamentário-financeira, licitações, contratos, convênios, despesas com passagens e diárias, além de outros conteúdos de interesse institucional, esse Portal segue a Portaria Interministerial nº 140, de 16 de março de 2006. Para o Pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, “o Portal do Gestor enfatiza a gestão por resultados como sendo a mais adequada para responder com agilidade às demandas da sociedade, garantindo a eficácia e a eficiência dos serviços oferecidos à sociedade pela universidade”.

Mais portais

Até o final de 2009, ainda devem ser lançados pelo menos 10 portais de unidades acadêmicas, como o da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), além dos portais do Estudante, da Pesquisa e Extensão e a Intranet.

Segundo José Geraldo Ribeiro, coordenador do NTI, o desenvolvimento dos portais faz parte de algo muito mais abrangente, que é o Programa de Gestão de Conhecimento. “A equipe do NTI avalia de forma positiva o desempenho do Portal, mas reconhece as limitações e os obstáculos que precisam ser vencidos. Um dos problemas mais recorrentes e notórios são as quedas de energia e internet na Universidade, estamos buscando formas de solucionar estas questões”, avalia o coordenador.