Polo Penedo estreia sessão de cinema em municípios do interior

14/09/2009 10h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h58
Sede do Polo Penedo

Diana Monteiro - jornalista

O filme nacional Macunaíma marca nesta terça-feira, 15, o início do projeto Cineart Popular, promovido pelo Núcleo de Estudos e Ações Culturais do Polo Penedo. O Projeto tem a coordenação do professor Sérgio Onofre Seixas de Araújo e a sessão de estréia, em Penedo, será ao ar livre, em frente à sede do Polo, a partir das 19h.

Sérgio Onofre, que é coordenador também do Polo Penedo, diz que o Projeto Cineart Popular também está sendo implantado nas cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios.  Em Palmeira a ação cultural conta com a parceria do Grupo Fiapo de Artes, uma Ong local.

Na sede Arapiraca as sessões terão como local o auditório e ocorrerão na última quarta-feira de cada mês, às 9h10 e às 15h10. Já em Palmeira, a exibição de filmes será quinzenalmente, aos sábados no Museu Casa Jorge de Lima, e semanalmente e alternadamente, na sede da Uneal, localizada naquele município.

Para a concretização do projeto, o Núcleo de Estudos e Ações Culturais se associou à  programadorabrasil.org, que cedeu 367 títulos (filmes), permitindo o uso por dois anos. “No dia 15, a abertura do projeto será marcada pela exibição de um curta metragem, oportunidade em que estaremos fazendo também a divulgação dos cursos e das ações da Ufal, em Penedo”, informa o professor.

O Projeto tem como público alvo não só a comunidade universitária do Campus Arapiraca e Polos, mas a sociedade em geral dos municípios envolvidos. “Em Penedo estamos convocando a comunidade através de carros de som, mídia local e do site penedoemfoco.com”, diz Sérgio.

O Campus Maceió também será contemplado com a ação cultural que tem como objetivo divulgar o cinema nacional despertando o interesse cultural, valorizando e resgatando o gosto popular pela sétima arte. Apóiam o projeto as Pró-reitorias Estudantil e de Extensão.

"É preciso resgatar a importância do cinema como produto cultural e como meio de entretenimento. Temos que estimular o hábito e o gosto pelo cinema nacional, objetivando contribuir para a formação de público para esse tipo de produto cultural; e também despertar para a criação de novos e outros espaços de exibição", ressalta Sérgio.

Em Arapiraca, o responsável pelo projeto é o professor Talvanes Eugênio Maceno, e em Palmeira dos Índios, o professor Cícero Ferreira de Albuquerque, que assumiu este ano a coordenação do Polo. Oito estudantes bolsistas integram a equipe do projeto que é financiado pelo MEC/Sesu, através do Programa Proex/Cultura.

Sétima Arte

O professor Sérgio Onofre acrescenta que o projeto foi implantado no interior o Projeto Cineart por se constatar o esgotamento dos espaços coletivos de exibição de obras audiovisuais, seja em película ou em linguagem digital, especialmente, nos municípios interioranos.

"Os antigos cinemas perdem, a cada dia, seu público para o mercado ilegal, popularmente denominado de 'pirataria'. Nas cidades interioranas, em especial, esse impacto é mais forte. Não conseguindo competir com essa popularização da ilegalidade, os antigos espaços fecham as suas portas", explica.

Penedo: sede do cinema nacional

Palco na década de 70 de Festivais de Cinema, no imponente cinema São Francisco, a cidade de Penedo foi considerada uma das principais referências culturais da região. A realização do festival, durante oito anos consecutivos, colocou aquela histórica cidade em uma posição de destaque no cenário nacional, atraindo aos olhares e interesses dos amantes do cinema de diversas partes do Brasil.