PNPD aprova oito projetos de pós-doutorado da Ufal


21/09/2009 11h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h34

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última sexta-feira, 18, o resultado das análises das propostas e concessão das bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), fruto de inovadora parceria entre os ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. Foram aprovados 516 projetos, sendo 60 da linha Finep, cujas proposições foram feitas por empresas de base tecnológica, e 456 da linha Capes, oriundos de instituições de ensino superior (IES).

Ao ser instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Capes, e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o programa propôs-se a selecionar projetos que envolvam doutores recém-formados em áreas estratégicas inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que retoma a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e a Lei de Inovação. Desta forma, o PNPD é estratégico para garantir a incorporação de pesquisadores altamente qualificados na atividade econômica brasileira.

Neste programa, há a previsão de que cada projeto possa contar com até três bolsistas. Os itens financiáveis são: bolsa mensal de R$ 3,3 mil e custeio de R$ 12 mil anuais, por bolsista, para compra de material de consumo. Os projetos apoiados pelo PNPD poderão durar até 60 meses. As bolsas dos projetos aprovados serão implementadas de imediato, conforme orientações a serem encaminhadas posteriormente.

Projetos da Ufal

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, a Ufal foi bastante beneficiada na aprovação dos projetos do Plano Nacional de Pós-Doutorado. No total, foram aprovadas oito cotas, assim distribuídas: Física: 2 cotas  (Coord. Carlos Jacinto), Agronomia: 1 cota (Coord. Lauricio Endres), Eng. Química: 1 cota (Coord. Antonio Osimar), Matemática: 2 cotas (Coord. Adan Fernandez) e Química: 2 cotas (Coord. Marilia Goulart).

“Em nome da reitora Ana Dayse e do vice-reitor Eurico Lôbo, a Propep parabeniza a todos os coordenadores dos projetos e programas de  pós-graduação contemplados. Lamentamos, por outro lado,  por aqueles programas que não submeteram suas propostas e perderam uma excelente oportunidade de ter diferencial de qualidade com este programa”, destaca Josealdo Tonholo.

Confira o resultado do PNPD linha Capes e PNPD linha Finep.