Museu de História Natural passa por reforma

- Atualizado em
Entrada da Caverna da exposição permanente | nothing
Entrada da Caverna da exposição permanente

Keith Barbosa – estagiária de Jornalismo

O Museu de História Natural está com visitação suspensa por alguns meses. O prédio, construído na década de 60, possui instalações bem antigas e agora passa por uma reforma. “Os diretores do Museu, Fábio Henrique de Menezes e Jorge Luis Antônio Ferreira, estão acompanhando de perto a obra, para garantir a preservação do acervo. A previsão de conclusão é ainda esse ano”, diz a professora Flávia Barros, pesquisadora e ex-diretora.

O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas é um patrimônio cheio de riquezas culturais, que atua nas três linhas mestras das instituições de ensino superior, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Essa atuação se dá em quatro áreas do conhecimento: Ecologia, Botânica, Zoologia e Geologia/Paleontologia.

Segundo a professora Flávia Barros, o Museu dispõe de uma estrutura física com salas de coleções científicas, laboratórios de sistemática zoológica e botânica e acervo bibliográfico, com potencial para dar suporte a identificação e conservação do material. “As coleções zoológicas são as únicas do Estado de Alagoas, sendo particularmente representativas no que se refere às espécies da Mata Atlântica e da Caatinga”, destacou ela.

MHN: um acervo natural

O Museu conta também com uma exposição de longa duração, que enfoca principalmente ecossistemas nordestinos, incluindo espécies endêmicas de nossa fauna e flora e fósseis que ocorrem no Estado de Alagoas. A priorização de aspectos locais confere singularidade à exposição e proporciona ao público visitante um conhecimento relacionado à realidade vivida e percebida. Segundo a pesquisadora o apoio financeiro obtido do CNPq permitiu montar uma exposição mais atrativa e lúdica mantendo, entretanto, as características regionais, que já lhe são peculiares.

“O público atendido na exposição é constituído predominantemente por estudantes do ensino fundamental e médio, crianças e adolescentes da capital e do interior, que se encantam com os atrativos”, ressalta Flávia. Mais informações através do telefone 3221-2724.