Lançada a IV Bienal Internacional do Livro

25/09/2009 14h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h35
Lançamento da IV Bienal Internacional do Livro

Rose Ferreira - jornalista

A IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Centro de Convenções, foi lançada nesta quinta-feira, 24 de setembro, no Hotel Ponta Verde, durante um café da manhã. O evento tem como patrono José Marques de Melo e promete ser o maior evento cultural de Alagoas.

A diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Sheila Maluf apresentou o projeto da Bienal para jornalistas, professores, gestores e políticos presentes, enfatizando que a leitura é para todos, o que implica na inclusão de deficientes visuais, auditivos, crianças com síndrome de down etc. “Teremos 52 oficinas na Bienal. Destas, 14 são inclusivas e todos poderão participar saber os temas e horários delas porque nosso site estará acessível também para deficientes visuais. Essa é uma grande conquista”, comemorou Sheila.

Ao agradecer todo o apoio recebido por diferentes segmentos da sociedade, Sheila ressaltou o da reitora Ana Dayse. “Contar com o apoio dela é muito bom. É um privilégio trabalhar com uma reitora que acredita e confia no nosso trabalho”, disse.

Em seu discurso, a reitora falou da satisfação com a realização da Bienal e destacou a importância da leitura. “Vejo a Bienal com três grandes vertentes: o estímulo à leitura a partir do universo infantil; a inclusão em todos os aspectos, afinal fomos a primeira editora a publicar livros em Braille; e a internacionalização do conhecimento. Obrigada, Sheila, por esse trabalho fantástico”, declarou.

Este ano, dez países estarão participando do evento, difundido sua literatura e cultura: México, Peru, Costa Rica, Colômbia, Portugal, França, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau; sendo a França o país homenageado, em comemoração ao Ano da França no Brasil. Já há confirmação de presenças internacionais como Ignacy Sachs (França), Ondjaki (Angola) e Juan Felipe Córdoba Restrepo (Colômbia). Autores nacionais como Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves, Ana Paula Pedro, Celso Antunes e Maitê Proença também estarão disponíveis na Bienal, não somente para autógrafos, como também para palestras e momentos de bate-papo.

Além disso, o maior livro do mundo (O Pequeno Príncipe), um caça-palavra gigante, e a maior palavra cruzada direta do mundo são atrações que certamente despertarão a curiosidade de todos os participantes. Vale ressaltar que todo esse universo cultural estará disponível para todos gratuitamente.

Estrutura

Com uma área total de 5.537 m², 130 estandes e participação de mais de 300 editoras, dentre universitárias e comerciais, a Bienal terá 20 mil livros expostos e mais de 100 lançamentos, sendo 70 da Edufal. O público, estimado em 130 mil pessoas, ainda desfrutará de 5 espetáculos e 3 performances.

A equipe de agendamento de visitas à Bienal, coordenada pela profª Irene Bonan, já visitou cerca de 200 escolas, onde está sendo feito um trabalho de conscientização com os alunos, para que eles entendam o que é uma Bienal e sejam incentivados a encarar os livros como uma viagem. “Até o final de setembro, as escolas ainda podem agendar visitas. A nossa previsão é de 40 mil alunos da rede de ensino estadual, municipal e particular”, explica.

Durante o mesmo período de Bienal, dez eventos estarão acontecendo no Centro de Convenções, a exemplo do Fórum Ibero-Americano de Editoras Universitárias; II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Culturas e Literaturas; e III Encontro de Gestores de Bibliotecas Públicas. A Assessoria de Comunicação da Ufal, coordenada pela jornalista Márcia Rejane de Alencar, será a responsável pela comunicação da Bienal com uma grande equipe coordenando os trabalhos com a imprensa local e nacional, além de parceria com o portal Literal, mantido pela Petrobrás com conteúdo literário e transmissão ao vivo de vários momentos da Bienal do Livro de Alagoas.

Mais informações no site do evento.