HU realiza tratamento para evitar a cegueira em pacientes diabéticos

18/09/2009 16h44 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h34

Tâmara Albuquerque - jornalista

O Hospital Universitário realiza neste sábado, dia 19, um tratamento para impedir a cegueira provocada por complicações em pessoas com diabetes e que, em Alagoas, só está sendo ofertado a quem dispõe de planos de saúde ou pela rede particular. Pelo menos 40 pacientes do hospital e de outras unidades de saúde do estado serão submetidos ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde, contra a retinopatia diabética, uma das causas principais de cegueira, junto com a catarata. Na rede particular, o tratamento custa em torno de R$ 2 mil.

O procedimento nos pacientes pré-selecionados terá início às 8 horas e envolverá todos os profissionais do Setor de Oftalmologia do Hospital Universitário. Segundo o médico Jack Arnold da Silva, a retinopatia diabética danifica os vasos sanguíneos minúsculos dentro da retina, situados na parte posterior do globo ocular, gerando lesões que causam sangramento e, como conseqüência, a perda da visão.  A retina é uma camada de prolongamento dos nervos, onde estão as células receptoras responsáveis por perceber a luz e ajudar a enviar as imagens ao cérebro.

A literatura médica aponta para uma prevalência de retinopatia diabética em cerca de 40% dos diabéticos dependentes de insulina e de 20% em diabético não insulino dependentes. A faixa etária mais acometida está entre 30 a 65 anos, sendo o sexo feminino afetado com maior freqüência. No entanto, entre os 40 pacientes que serão tendidos no Hospital Universitário da Ufal pelo menos dois têm apenas 20 anos de idade e um deles já perdeu a visão em um olho. A Secretaria de Estado da Saúde vai dar um dos medicamentos, em ampola, utilizados no tratamento.