Edufal leva 48 títulos à Bienal do Rio

Livros abordam teatro, cultura regional, religião, educação física, entre outros.

- Atualizado em
Sheila Maluf, diretora da Edufal, será empossada na Abeu

Jenifer Leão - jornalista

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) vai disponibilizar 300 exemplares para venda no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), na XIV Bienal do Livro do Rio, que acontece entre os dias 10 e 20 de setembro, no Riocentro.

Com 26 anos de existência, a editora universitária vem superando desafios na promoção do livro, seja através da publicação de mais de 500 títulos acadêmico-científicos, acumulados no seu acervo editorial, seja na divulgação da produção regional. Para tornar a leitura mais acessível ao grande público, os livros levados à Bienal possuem preços atraentes, que variam entre R$ 25 a R$ 40. Todo o acervo da editora pode ser conferido no Catálogo Unificado da Abeu  e no próprio site da editora.

Ainda durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a professora Sheila Maluf, diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas, será empossada no cargo de diretora da Região Nordeste da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). A solenidade acontece nesta sexta-feira, 11 de setembro, no estande da Abeu. Na mesma tarde, será lançado mais um livro da Coleção Nordestina: A Testemunha na História e no Direito, de Jayme de Altavila.

Sobre o livro

Resgatar a memória, a cultura e os conhecimentos do povo nordestino. Essa é proposta da Coleção Nordestina, uma iniciativa que congrega 22 editoras filiadas em torno de um só objetivo: a reedição de obras representativas da produção regional. Títulos atuais e de interesse social, há muito esgotados nas livrarias, são reimpressos em edições primorosas e vendidos a preços populares.

A Edufal já publicou livros de autores consagrados e, agora, traz ao público leitor: A Testemunha na História e no Direito, do jurista e historiador alagoano, Jayme de Altavila. O relançamento tem revisão da professora e pesquisadora Gilda Vilela Brandão, aba do professor e membro do Ministério Público, George Sarmento e apresentação de Fábio Marroquim, professor e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

Originalmente publicado pela editora Melhoramentos em 1967, o livro aborda conceitos “lastreados em fundamentos teóricos sólidos e em pesquisa bibliográfica de peso, que continuam atuais, desvelando o paradoxo da grandeza do espírito humano e da fragilidade da justiça” afirmou Fábio Marroquim.

A Testemunha na História e no Direito traça a linha evolutiva da prova testemunhal nos principais sistemas jurídicos mundiais, desde a Antiguidade até o Direito Penal atual. Antigo Egito, Códigos Mesopotâmio e Hebreu, Grécia, Roma e Brasil: as peculiaridades de jurisdição, casos famosos e fatos históricos revelam a importância do depoimento das testemunhas na elucidação dos fatos inquiridos nos tribunais.

Entre as décadas de 20 e 60 do século passado, Jayme de Altavila ganhou destaque como um dos homens mais atuantes na província de Alagoas. Na política, exerceu os mandatos de Prefeito de Maceió e Deputado Estadual. Sua contribuição à Academia foi além de sua produção como jurista e historiador, para enveredar no campo do empreendedorismo institucional. Altavila participou diretamente na fundação da Academia Alagoana de Letras, da Faculdade de Direito de Alagoas e da Faculdade de Ciências Econômicas.